Mapeando A TI Verde em empresas de cidades da fronteira com o Uruguai

Autores

  • Franco Vieira Sampaio Universidade da Região da Campanha
  • Joseni Cristiane de Oliveira Barboza Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2085

Palavras-chave:

TI Verde, Resíduos Tecnológicos, Empresas, Sustentabilidade, Cidades Fronteiriças.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de pesquisa sobre a Tecnologia da Informação (TI) Verde em empresas de Sant'Ana do Livramento e Quaraí, localizadas no Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai, tendo por objetivo coletar dados relativos aos setores privados de TI e investigar informações a respeito das ações de TI verde realizada e pensada pelas organizações envolvidas. Tem caráter exploratório, descritivo e indutivo, foi desenvolvida em forma de uma pesquisa de campo que propiciou melhor forma de entendimento sobre a TI Verde nas instituições privadas. O levantamento dos dados foi realizado através de questionário aplicado aos proprietários ou setor de TI das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franco Vieira Sampaio, Universidade da Região da Campanha

Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (2005). Especialização em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras-MG (2009). Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). Atualmente é Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) Campus Sant'Ana do Livramento, CEO da Franco Sampaio Tecnologias de Informação. Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Membro do Conselho Universitário da URCAMP. Professor Substituto no Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, projeto de software, projeto comunitário e programação.

Joseni Cristiane de Oliveira Barboza Magalhães

Possui curso Técnico em Enfermagem pelo Instituto Livramento Escola Anglicana (2010) e Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade da Região da Campanha (2014). Atualmente trabalha com desenvolvimento de software e projetos comunitários.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Como Citar

Sampaio, F. V., & Magalhães, J. C. de O. B. (2016). Mapeando A TI Verde em empresas de cidades da fronteira com o Uruguai. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(4), 117–129. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2085

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-04-22
Aceito: 2016-09-30
Publicado: 2016-09-30