Environmental education: political and pedagogical issues

Authors

  • Denis Tozzi Laureano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Campus Umuarama
  • Juliana Bueno Ruiz Rebecca Universidade Estadual de Maringá (UEM). Campus Umuarama
  • Norma Barbado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Umuarama https://orcid.org/0000-0002-0562-3958

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20534

Keywords:

Socio-Environmental Issues, Environmental Conservation, Environment, Sustainability.

Abstract

The intensive exploitation of natural resources has increased environmental impacts, making Environmental Education (EE) essential for fostering critical awareness and promoting sustainable practices. This article analyzes EE concepts from a political and educational perspective, aiming to understand the influence of public policies, legal frameworks, and socio-environmental movements on educational processes. In Brazil, a conservative approach predominates, influenced by neoliberal policies, which limits the effectiveness of transformative EE. Despite the legal framework that mandates the inclusion of environmental topics in education, its implementation remains limited, highlighting the need to strengthen critical pedagogical practices aligned with sustainability.

Author Biographies

  • Juliana Bueno Ruiz Rebecca, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Campus Umuarama

    Possui graduação em Ciências Biológicas Com Ênfase Em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2004). Curso de Graduação em Pedagogia (2022). Curso de Graduação em Engenharia Agronômica (2023). Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá, professora da Universidade Estadual de Maringá (Professor Assistente). Especialização em Educação Inclusiva pelo IESDE e Especialização em Gestão Ambiental nos Municípios pela UTFPR e Especialização em Biotecnologia. Tem experiência na área de Genética e Biotecnologia.

  • Norma Barbado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Umuarama

    Possui graduação em Ciências Exatas pela Associação Paranaense de Ensino e Cultura (1989), licenciatura em Biologia pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2008), doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014) e pós-doutorado em Geografia pela UNESP/FCT (2021). Docente há mais de 30 anos, atuou como Orientadora Educacional e supervisora no curso FIC Condutor Ambiental pelo programa Pronatec em 2013 e 2014 no IFPR campus Foz do Iguaçu, onde também lecionava Biologia para o Ensino Médio Integrado. Foi Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Umuarama (2015 a 2020). Atualmente ministra disciplinas na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Umuarama e no Programa de Mestrado em Sustentabilidade (PSU - IFPR/UEM), atuando também como coordenadora do PSU. É docente colaboradora do grupo de pesquisa SUSTENTAR (IFPR) e membro do grupo de pesquisa Engenharia, Arquitetura e Sustentabilidade (IFPR). É conselheira no Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Ivaí - Paraná 1 e do Conselho Gestor Rio Paraná- Ilha Grande (CONIRP). Coordena e orienta várias pesquisas relacionadas à Educação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. 

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Published

2025-12-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

LAUREANO, Denis Tozzi; REBECCA, Juliana Bueno Ruiz; BARBADO, Norma. Environmental education: political and pedagogical issues. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 208–222, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20534. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20534. Acesso em: 5 dec. 2025.