PERSPECTIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUANTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20422

Palavras-chave:

Emergências Climáticas; Educação Ambiental; Análise Textual Discursiva.

Resumo

O nosso objetivo é identificar que conhecimentos os alunos da EJA têm sobre Mudanças Climáticas e suas relações com a Educação Ambiental. Foi utilizado um questionário com uma análise intersubjetiva e coletadas respostas de alunos de duas cidades brasileiras. As produções textuais dos questionários foram o corpus da pesquisa que foi avaliado pela análise textual discursiva. Os resultados demonstraram que os participantes possuem algum conhecimento sobre o tema, adquirido em aulas e por meio da mídia impressa e televisionada. No entanto, concluímos, que são necessárias mais informações sobre a temática para ajustar os conhecimentos desses alunos, pois são considerados importantes agentes ambientais em suas comunidades.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Biólogo formado na UNESP de Assis, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela UNESP de Botucatu. Atualmente é professor da UENP no curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino - PPGEN e do Mestrado em Produção Agropecuária Sustentável -PGPAS. Desenvolve pesquisas em Botânica, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Agricultura Orgânica e Agrofloresta.

  • Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Portugal

    Fernando Manuel Seixas Guimarães é Licenciado em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, Mestre em Educação – área de especialização em Educação de Adultos e Doutor em Estudos da Criança – área de especialidade em Estudo do Meio Físico. É Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigador integrado no CIEC. Tem desenvolvido investigação na área da Educação, nomeadamente no Ensino de Botânica e na Formação de Professores onde tem várias publicações e participações em congressos. Colaborou no Curso de Mestrado em Formação de Formadores – Área de Especialização em Ensino de Ciências em Timor Leste. Colabora na formação de mestres em Metodologia do Ensino Primário, de Angola, e é membro da equipa do Projeto de Reorganização Curricular do Ensino Básico da República da Guiné-Bissau.

  • Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (Bolsas CAPES). Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Campus Cornélio Procópio. Atua como consultor da Área de Ensino (na CAPES) desde 2018. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É, também, pesquisador dos Grupos EDUCIM - Pesquisa Educação em Ciências e Matemática (UEL/CNPq) e PENSA - Pesquisas em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional (UENP/CNPq). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) no período 2015-2019, editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE (2016-2020) e membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (2017-2019). Participou como coordenador de área do PIBID (Ciências e Biologia) nos períodos 2014-2017 e 2018-2019. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Axiologia aplicada ao Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores e Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia).

  • Ana Amabile Borda, Prefeitura Municipal de Ipaussu - SP

    Ana Amabile Borda atualmente é Secretária Municipal de Educação do Município de Ipaussu desde 2024 e professora universitária no Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista - INTESP. Foi supervisora na Secretaria de Educação de Ipaussu de 2019 a 2024. Aluna Especial no Doutorado em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio, Mestra em Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Saneamento na UNESP-Bauru; Bióloga (Bac/Lic) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Bandeirantes; Engenheira Ambiental pela Universidade de São Paulo -UNICID. Pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista (Lato Sensu) em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, Gestão Integrada (Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Qualidade e Responsabilidade Social) e Gestão Ambiental. Técnica em Saneamento Ambiental. Foi professora de Ciêncas/Biologia na ETEL- Escola Técnica em Eletrônica em Ipaussu de 2013 até 2025 e professora efetiva de ciências na educação básica de Ipaussu desde 2012. Foi Mediadora de Projeto Integrador na UNIVESP - Tutoria EAD por 2 anos. Tem experiência como Tutora EAD- Bolsista UENP- Especialização em Saneamento, docência no Ensino Superior como professora substituta da UNESP - Campus Ourinhos, no Curso de Geografia - Disciplina de Gestão de Recursos Hídricos e professora em Pós-Graduação na área de Engenharia de Segurança do Trabalho. Ministra palestras na área de Ciências Ambientais. Experiência com orientações de Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Luis Rogério Marques de Andrade, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

    Formado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia - Unifil,no ano de 2010, cursou especialização em Farmacolgia na mesma instituição em 2011. Atuou como assistente editorial na empresa Scriba Soluções Editoriais na área de produção de Livros Didáticos de Ciências e Biologia. (2012-2020). Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, Humanas e Sociais do programa PPGEN - UTFPR - Londrina. Atua como professor de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual do Paraná.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

POLETTO, Rodrigo de Souza; GUIMARÃES, Fernando Manuel Seixas; LUCAS, Lucken Bueno; BORDA, Ana Amabile; ANDRADE, Luis Rogério Marques de. PERSPECTIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUANTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 221–236, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20422. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20422. Acesso em: 5 dez. 2025.