PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20390

Palavras-chave:

Educação, Educação Ambiental, Percepção ambiental

Resumo

A Educação Ambiental é essencial para compreender a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Este estudo buscou analisar a percepção dos estudantes sobre as principais questões ambientais da atualidade. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, com a aplicação de questionários a 38 alunos de uma turma mista do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em Pinhais - Paraná. Os resultados revelam que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre os problemas ambientais e consegue associá-los ao seu cotidiano, demonstrando uma visão integrada das questões abordadas. No entanto, um grupo menor de alunos apresenta compreensões equivocadas ou distorcidas sobre os temas trabalhados no currículo escolar.

Biografia do Autor

  • Ronualdo Marques, Universidade Federal do Pará

    Pós doutorando na Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Docencia em Educação em Ciencias e Matemáticas PPGDOC/IEMCI/UFPA. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2024). Pedagogo e Professor na Rede Municipal de Educação de Pinhais - Paraná. 

  • Jerry Adriano Raimundo, Universidade Federal do Pará

    Pós doutorando na Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Docencia em Educação em Ciencias e Matemáticas PPGDOC/IEMCI/UFPA. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2023).

  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez , Universidade Federal do Pará

    Professor Visitante Sênior da UFPA - Universidade Federal do Pará no PPGDOC - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado e Doutorado) do IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém - PA (Desde julho de 2024). Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS).

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano; GONZALEZ , Carlos Eduardo Fortes. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DE PINHAIS, PARANÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 32–47, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20390. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20390. Acesso em: 5 dez. 2025.