Environmental Education in the Pedagogy Course: Training in a Risk Society

Authors

  • Guilherme Dalla Mutta Resende universidade Federal de Uberlândia
  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20299

Keywords:

Formação socioambiental, Guia didático, Estágio supervisionado

Abstract

Taking as a reference the critical Environmental Education in the initial education of educators in the risk society (Ulrich Beck, 1986), the objective of this work was to develop a virtual educational product with materials of socio-environmental bias to assist in the teaching and learning process of the referred theme. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research report; Activities and Didactic Products; Digital book; Software. Thirty-eight educators evaluated the product, which was well received by the majority. We noticed great interest in the theme, but limited knowledge of its aspects, which points to the need to address the macro trends of Environmental Education, especially those of a critical nature.

References

Bardin Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo:

Edições 70 Brasil, 2016.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo:

Editora 34, 2011.

BENVENUTTI, Cristiane Dall’ Agnol da Silva; OTTO, Giselly; COELHO, Karlla Tathyanne. Estágio supervisionado: caminho para práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental. XVI Encontro Paranaense de Educação

ambiental, 2017. Disponível em: http://www.epea2017.ufpr.br/wpcontent/uploads/2017/05/540-E5-S2-EST%C3%81GIO-SUPERVISIONADO.pdf. Acesso em: 10.12.2022.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as

Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Disponível

em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 mar. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas

Transversais. Brasília: MECSEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 23 mar.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1999. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 23 mar. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 mar. 2022.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em

Pedagogia. (CNE/CP) Nº 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de

, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Conselho Pleno Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Brasília, 2012. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A temática ambiental e a escola de 1° grau. 1989.

Tese – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: 1989.

CARVALHO, Andreia Marcelina Silva; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 33, n. 3, p.

–248, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5936. Acesso em: 29 mar. 2022.

CÍCERO, Flaviana Maria; LOPES, Mario Marcos. O olhar dos professores sobre a educação ambiental: traçando caminhos e apontando possibilidades. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 22, n. 1, p. 62-75, 2019. Disponível em:

https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/454. Acesso em: 10 mar. 2025.

CLAYTON, Susan.; KARAZSIA, Brian. Development and validation of a measure of climate change anxiety. Journal of Environmental Psychology, v. 69, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2020.101434. Acesso em: 20 abr. 2023.

DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: O número de item e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional, v. 6, p.161-174, jun. 2013. Disponível em:

https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/1386. Acesso em 05 nov. 2023.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, Rafael Almeida; COELHO, Geide. A Educação Ambiental no currículo de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública estadual. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, 2023. p. 398-411.

GARCIA, Carlos Marcelo Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GUITARRARA, Paloma. Ebulição global; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ebulicao-global.htm. Acesso em: 11 nov. 2023.

JOSLIN, Érica Barbosa; ROMA, Adriana de Castro. A importância da educação ambiental na formação do pedagogo: construção de consciência ambiental e cidadania. Ciência Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 95-110, jun./dez. 2017. Disponível

em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180301124833.pdf. Acesso

em: 18 ago. 2021. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de

metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. v. 17, n. 1. p. 23-40. jan-mar. 2014. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 17 nov. 2022.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas- SP, 2005.

LOPES, Theóffillo da Silva. A educação ambiental na formação do pedagogo: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena de Pedagogia da UFPB – João Pessoa. Dissertação. UFPB/CCEN, João Pessoa, 2012. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4512/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

MELO, Joyce Pereira. Educação ambiental e práticas pedagógicas: realidades

e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso. Patos de Minas/MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2021. Disponível em:

https://clyde.dr.ufu.br/bitstream/123456789/33820/1/Educa%C3%A7%C3%A3oAm bientalPr%C3%A1ticas.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

MIRANDA, Deine Bispo; ZANETI, Izabel, Cristina B. Bacelar. A abordagem socioambiental na educação em ciências como caminho para a construção da cidadania na sociedade de risco. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, Belo Horizonte, 2020, p. 1-21. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/v6RrzhMbkSxSkxVTdpg5GkQ/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 10.03.2022.

OLIVEIRA, Maíra Gesualdo de. Cursos de Pedagogia em Universidades Federais brasileiras: políticas públicas e processos de ambientalização curricular. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de

Biociências de Rio Claro, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/78a6e383-0875-48d1881bee2d9de6048b/content. Acesso em: 20 mar. 2023.

OLIVEIRA, Helen Freitas Ferraz; PEDRO, Alessandro; ANDRADE, Ricardo Silva

MOREIRA, Vinícius José S. B. Moreira; BOTEZELLI, Luciana; IMPERADOR, Adriana Maria. Educação Ambiental no ensino superior: uma análise do currículo do curso de pedagogia em uma Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, 2022, p. 23-32.

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; OVIGLI, Fabiana Maria; TOMAZELA, Andréa Bogatti Guimarães. A Educação Ambiental na formação inicial de professores: o curso de Pedagogia em foco. Educação Ambiental em ação. Botucatu, v. xx, n.

, 2009. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=689. Acesso em: 12 mar. 2023.

PINTO, Nelson Guilherme Machado et al. A degradação ambiental no Brasil: Uma

análise das evidências empíricas. In: 1º Seminário de Jovens Pesquisadores em

Economia e Desenvolvimento, Santa Maria (RS), 2013, p. 01-16. Anais. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/533/2019/05/1_A-DEGRADAOAMBIENTAL-NO-BRASIL-UMA-ANLISE-DAS-EVIDNCIAS EMPRICAS.pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 1994.

SAHEB, Daniele; ROSA, Maria Arlete; ANDRADE, Marília Torales Campos de. Reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de Pedagogia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1555-1573, out. 2017. Disponível em

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2017000501555&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 mar. 2023.

SILVA, Wilker Solidade da. Pesquisa qualitativa em Educação. Horizontes, n. 3, v. 2, p. 109-112, jan. – jun. 2014. Disponível em:

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3759/2050. Acesso em: 24 abr. 2022.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Cooperação internacional pelas águas: metatema no estágio curricular do Curso de Pedagogia. In: PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique; FERRAZ, Elzimar

Pereira Nascimento (orgs.). Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2015

Published

2025-12-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RESENDE, Guilherme Dalla Mutta; TAVARES JÚNIOR, Melchior José. Environmental Education in the Pedagogy Course: Training in a Risk Society. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 136–155, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20299. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20299. Acesso em: 5 dec. 2025.