Educação Ambiental ilustrada: mitigando a impercepção botânica e conservando a flora endêmica na Serra do Rio do Rastro (SC)

Autores

  • Júlia Gava Sandrini Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • André Gustavo Francisco de Moraes Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • Luís Adriano Funez Universidade do Vale do Itajaí, Herbário Barbosa Rodrigues
  • Robson dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • Guilherme Alves Elias Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20147

Palavras-chave:

Aparados da Serra Geral, Cegueira Botânica, Conservação da Biodiversidade, Livro Ilustrado, Vegetação

Resumo

A impercepção botânica constitui um obstáculo à conservação. Este estudo teve como objetivo desenvolver um livro ilustrado que, por meio da Educação Ambiental, contribua para mitigar esse fenômeno e fortalecer a proteção da flora da Serra do Rio do Rastro (SC). A estrutura do livro foi organizada em três seções complementares: uma história ilustrada, criada manualmente e digitalizada; um guia fotográfico com imagens das espécies em seu habitat natural; e um conjunto de atividades educativas voltadas à compreensão crítica e engajadora dos temas envolvidos. Ao integrar ciência, arte e contextualização regional, o material busca estimular o reconhecimento da flora local e destacar a importância de sua conservação, apresentando potencial para aplicação em diferentes contextos educativos.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANDRINI, Júlia Gava; MORAES, André Gustavo Francisco de; FUNEZ, Luís Adriano; SANTOS, Robson dos; ELIAS, Guilherme Alves. Educação Ambiental ilustrada: mitigando a impercepção botânica e conservando a flora endêmica na Serra do Rio do Rastro (SC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 526–545, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20147. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20147. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2025-02-20
Aprovado 2025-03-14
Publicado 2025-04-01