Unidades de Conservação e processos em Educação Ambiental

Autores

  • Maíra Arantes Leite Wick Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2013

Palavras-chave:

Educação Ambiental não Formal, Plano de Manejo, Gestão Ambiental, Parque.

Resumo

Objetivou-se com esta investigação compreender o processo de inserção e de estruturação da educação ambiental (EA) em Unidades de Conservação (UC), particularmente no Parque Estadual do Jaraguá, da Cantareira e da Serra do Mar. Neste trabalho apresentamos dados que buscam responder a questões específicas de pesquisa, relacionadas às perspectivas da EA identificadas nos planos de manejo e das atividades de EA planejadas e organizadas pelos três parques estaduais. As análises indicam que a EA estruturada em UC reflete a existência de uma preocupação vinculada mais às questões ambientais do que necessariamente às questões educativas, cuja finalidade é promover a valorização dessas áreas enquanto locais de conservação da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Arantes Leite Wick, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura plena) pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2014).

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG

Atua como docente no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da mesma instituição. Também está associado, na condição de docente colaborador, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

30-03-2015

Como Citar

Wick, M. A. L., & Silva, L. F. (2015). Unidades de Conservação e processos em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 201–220. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2013

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-01-22
Aceito: 2015-01-27
Publicado: 2015-03-30