Unidades de Conservação e processos em Educação Ambiental

Autores

  • Maíra Arantes Leite Wick Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2013

Palavras-chave:

Educação Ambiental não Formal, Plano de Manejo, Gestão Ambiental, Parque.

Resumo

Objetivou-se com esta investigação compreender o processo de inserção e de estruturação da educação ambiental (EA) em Unidades de Conservação (UC), particularmente no Parque Estadual do Jaraguá, da Cantareira e da Serra do Mar. Neste trabalho apresentamos dados que buscam responder a questões específicas de pesquisa, relacionadas às perspectivas da EA identificadas nos planos de manejo e das atividades de EA planejadas e organizadas pelos três parques estaduais. As análises indicam que a EA estruturada em UC reflete a existência de uma preocupação vinculada mais às questões ambientais do que necessariamente às questões educativas, cuja finalidade é promover a valorização dessas áreas enquanto locais de conservação da biodiversidade.

Biografia do Autor

  • Maíra Arantes Leite Wick, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP
    Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura plena) pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2014).
  • Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG
    Atua como docente no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da mesma instituição. Também está associado, na condição de docente colaborador, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

30-03-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

WICK, Maíra Arantes Leite; SILVA, Luciano Fernandes. Unidades de Conservação e processos em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 201–220, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2013. Acesso em: 9 jul. 2025.
Recibido 2015-01-22
Aprovado 2015-01-27
Publicado 2015-03-30