Educação Ambiental e o conhecimento sobre aves silvestres: o uso de bicos e patas em modelos de prototipagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20037

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Saúde Única, Medicina Veterinária, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este estudo teve por objetivo utilizar a prototipagem de bicos e pés de aves da fauna silvestre para serem apresentados nos diferentes níveis de ensino, em contextos de educação formal e não formal, com vistas às aprendizagens sobre o conhecimento e o combate ao tráfico, maus-tratos e comércio ilegal de animais silvestres. Para a confecção dos protótipos foram utilizados animais que vieram a óbito, mediante autorização pelos comitês responsáveis. Foram aplicados questionários sobre as percepções e o conhecimento das espécies com profissionais e estudantes da área veterinária, bem como com alunos da educação básica. O uso de protótipos nas atividades de Educação Ambiental possibilitou aos alunos identificarem e estabelecerem relações com as imagens apresentadas, contribuindo para a assimilação das espécies e a compreensão da importância da conservação dos animais em seus ambientes naturais.

Biografia do Autor

  • Victória Ribeiro Silvestre, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP

    Graduanda em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) Unesp Botucatu, atuou como Diretora de Recursos Humanos (2022), Vice-Presidente (2023) e Presidente (2024) no Grupo de Estudos de Equinos (Equus/Unesp Botucatu), como.membro discente não bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária da mesma instituição, (2021-2024) e como Professora Voluntária de Física III do Cursinho PRÉ Universitário AVANÇA da FMVZ Unesp Botucatu. Desenvolve projetos de iniciação científica desde 2022.

  • Sheila Canevese Rahal, School of Veterinary Medicine and Animal Science, São Paulo State University - UNESP

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora Titular (início 2011) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Unesp Botucatu. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da FMVZ, Unesp Botucatu, no triênio 2004-2006, e Coordenadora nos triênios 2007-2009 e 2010-2012. Foi responsável pelo envio à CAPES do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, que teve seu início em 17 de agosto de 2015. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, desde sua criação (2015) até 2021. Está como vice-coordenadora do Programa de Animais Selvagens a partir de 8/7/2021. Foi Coordenadora Geral do INCT - Ciência dos Animais Selvagens (CAS) - Chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs n 16/2014, que foi aprovado somente no mérito em 2016 e recebeu certificado de Selo INCT. Foi membro do CA - Medicina Veterinária no período de 01/07/2020 a 30/06/2023. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em cirurgia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: cão, gato, cirurgia, fratura, pequenos animais e animais selvagens. OBS: Todos os artigos publicados até 2025 em que consto como Segunda Autora, correspondem às pesquisas de alunos de graduação, pós-graduação e residência, entre outros, das quais fui orientadora.

     Certificado pelo autor em 29/01/2025.

  • Maria Jaqueline Mamprim, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor auxiliar de ensino da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, cargo de professor titular da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁIRA E ZOOTECNIA - UNESP- BO, professor adjunto da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁIRA E ZOOTECNIA - UNESP- BO, membro da comissão permanente de ensino da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁIRA E ZOOTECNIA - UNESP- BO, membro do conselho de curso de graduação mv da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁIRA E ZOOTECNIA - UNESP- BO e membro comissão permanente de extensão univer da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁIRA E ZOOTECNIA - UNESP- BO. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Diagnóstico por Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, diagnóstico por imagem, ultra-sonografia abdominal, tomografia computadorizada e estágio curricular.

  • Bruno Agostinho Hernandez, Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP

    Atualmente é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Bauru - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru. Foi professor (2023) do Departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Guaratinguetá, e do Departamento Acadêmico de Mecânica, Campus de Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPr (2021-2023). Possui pós-doutorando (2020-2023) pela Faculdade de Engenharia de Bauru - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru (FEB). Possui Doutorado (PhD) em Engenharia Mecânica pela University of Bath, Bath, Reino Unido (2019). Possui graduação em Engenharia Mecânica (2012) e mestrado acadêmico (2015) pela Faculdade de Engenharia de Bauru - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru (FEB). Durante a graduação (2008-2012), realizou projeto de iniciação científica por três anos, todos eles com bolsa de fomento a pesquisa CNPq/PIBIC. Nesta época, trabalhou no tema de modelagem por Elementos Finitos de próteses odontológicas e estudo do comportamento biomecânico destas. Foi premiado, por três vezes (2010, 2011 e 2012), como um dos melhores trabalhos no Congresso de Iniciação Científica da UNESP, Etapa local (Bauru). Durante o mestrado (2013-2015), com bolsa CAPES, estudou e desenvolveu pesquisas na área de modelagem numérica por Elementos Finitos de estruturas Biomecânicas, com foco em próteses odontológicas e análise de fadiga. Durante o Doutorado na University of Bath, também com bolsa CAPES, estudou o comportamento biomecânico de colunas cervicais sob condições de impacto utilizando o Método dos Elementos Finitos. Foi contemplado com bolsa BORS Travelling Fellowship 2019-2020 no final do doutorado. Possui diversos cursos complementares de especialização na área de projetos mecânicos e Elementos Finitos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, e possui interesses de pesquisa nos seguintes temas: próteses odontológicas, stent bioabsorvível, coluna cervical, bioengenharia, Método de Elementos Finitos, projetos mecânicos, modelagem numérica e fadiga.

  • Edson Antonio Capello Sousa, Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP

    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - UNESP (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), livre-docência em Análise de Tensões na Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - UNESP (2010). Pós-doutorado na Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto - FEUP - UP (2012). Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB - Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - UNESP - Campus de Bauru. Tem atuado na área de Dinâmica e Projeto de Sistemas Mecânicos na linha de Modelagem Computacional, Otimização e Projeto Estrutural. O enfoque tem sido análise e desenvolvimento de metodologias, como simulação computacional e análise experimental, a fim de avaliar comportamento estrutural de sistemas mecânicos e biomecânicos. Experiência na área de Bioengenharia, especialmente na linha Engenharia Biomecânica com ênfase em Projeto e Otimização Estrutural de Próteses. Tem atuado no desenvolvimento de projeto estrutural utilizando modelagem e simulação numérica por Elementos Finitos e análise experimental com strain gauges. Atua principalmente nos seguintes temas: dinâmica estrutural, projeto em biomecânica, projeto de próteses, simulação computacional, modelagem por Elementos Finitos. 

  • Eliana Cordeiro Curvelo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP

    Professora Doutora em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr - UNESP. Mestre em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - FCL - UNESP, Especialização em Metodologia de Ensino - Departamento de Educação do Instituto de Biociências - IB - Botucatu - Unesp e Graduação em Artes Cênicas - Faculdades Integradas Teresa DAvila de Santo André. Pesquisa os Espaços Escolares das Escolas Públicas. Atua com Assessoria Pedagógica na área de Projetos Políticos Pedagógicos, Metodologia de Ensino, Didática, Currículo e afins. Experiência na área de Educação, Artes e Artes Cênicas. Ex-Professora Bolsista Acadêmica - Curso de Pedagogia - UNESP-SP - História da Educação. Assessoria Pedagógica - Projetos Políticos Pedagógicos, Metodologias Ativas, Didática e Ensino e Aprendizagem. Ex-Professora do Instituto Federal do Paraná, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais; Professora de Arte na Secretaria de Educação de Botucatu - Ensino Fundamental II; Professora de História da Arte para o Ensino Médio no Liceu Anglo de Botucatu, ex-professora de Arte na Rede Marcelina de Educação; ex-professora de Arte e História da Arte no ADV - Colonize & Colonize - Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré Vestibular. Fui Assessora Pedagógica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ da Unesp de Botucatu - 2006 até 2015. Assessora Pedagógica da Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA da Unesp de Botucatu - 2006 até 2013. Atualmente, ministra aulas em colégios privados; palestrante na área de Arte e Educação e está assessorando o Curso de Medicina Veterinária da FMVZ - UNESP.

Referências

ABOUHASHEM, Y. et al. The application of 3D printing in anatomy education. Medical Education Online, v. 20, n. 29847, 2015.

ALVES, R. R. N.; LIMA, J. R. F.; ARAÚJO, H. F. P. The live bird trade in Brazil and its conservation implications: an overview. Bird Conservation International, v. 23, n. 1, p. 53-65, 2013.

BARCELOS, V. O mundo como um texto – uma alternativa pedagógica em Educação Ambiental. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP – SEMIL. 2005. Disponível em: <https://arquivo.ambiente.sp.gov.br/cea/cea/GT22_1809.pdf>. Acesso em: jan. 2025.

BOZKURT, Y.; KARAYEL, E. 3D printing technology; methods, biomedical applications, future opportunities and trends. Journal of Materials Research and Technology. V. 14, p. 1430-1450, 2021.

CARNEIRO, L. A.; PETTAN-BREWER, C. One Health: conceito, história e questões relacionadas – revisão e reflexão. In: MIRANDA, A. M. M. Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. Editora Científica Digital, 2021. cap. 13, p. 219-240. Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.org/articles/210504857.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2024.

COLES, B. H. Essentials of avian medicine and surgery. 3. Ed. Iowa: Blackwell Publishing, 2007.

CORNELISSEN, H.; RITCHIE, B. W. Ramphastidae. In: RITCHIE, B. W.; HARRISON, G. J.; HARRISON, L. R. Avian medicine: principles and application. Lake Worth: Wingers Publishing, 1994. p.1277-1283.

COSTA, F. J. V. et al. Espécies de aves traficadas no brasil: uma meta-análise com ênfase nas espécies ameaçadas. Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, n. 2, 2018.

FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GRANDISOLI, E.; CURVELO, E.C.; NEIMAN, Z. Políticas públicas de Educação Ambiental: História, formação e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 6, p. 321-347.

HALLAGER, S.; JOHNSON, S. Red-legged seriema (Cariama cristata) Care Manual. Silver Spring: Association of Zoos and Aquariums, 2013. Available from: <https://assets.speakcdn.com/assets/2332/red_legged_seriema_care_manual_2013.pdf>. Access in: jan. 2025.

HARCOURT-BROWN, N. H. Psittacine birds. In: TULLY, T. N.; DORRESTEIN, G. M.; JONES, A. K. Handbook of avian medicine. 2. ed. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2009. p. 138-168.

HESPEL, A-M.; WHILITE, R.; HUDSON, J. Invited review – Applications for 3D printers in veterinary medicine. Veterinary Radiology & Ultrasound, v. 55, n. 4, p. 347-358, 2014.

KÖNIG, H. E.; KORBEL, R.; LIEBICH, H-G. Avian anatomy. 2. ed. Stuttgart: 5M Publishing, 2016.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014.

LUMEJI, J. T. Gastroenterology. In: RITCHIE, B. W.; HARRISON, G. J.; HARRISON, L. R. Avian medicine: principles and application. Lake Worth: Wingers Publishing, 1990. p. 482-521.

MARRO, A.; BANDUKWALA, T.; MAK, W. Three-dimensional printing and medical imaging: A review of the methods and applications. Current Problems in Diagnostic Radiology, v. 45, n. 1, p. 2-9, 2016.

MCLELLAND, J. A colour atlas of avian anatomy. London: Wolfe Publishing, 1990.

MEMARIAN, P. et al. Active materials for 3D printing in small animals: current modalities and future directions for orthopedic applications. International Journal of Molecular Sciences, v. 23, n. 3, p. 1045, 2022..

MISHRA, S. (2016). Aplication of 3D printing in medicine. Indian Heart Journal, v. 68, n.1, p. 108-109, 2016.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2023.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

MORIN, E. Educar para a era planetária. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora - Unesco, 2000.

NISHIDA, S. M. et al. Guia de aves: Botucatu e São Manuel. Botucatu: FUNDIBIO, 2018.

OLIVEIRA, F. A. O.; RÉGIS, M. M.; FRANCOS, M. S. O uso de animais como ferramenta para Educação Ambiental: uma revisão sistemática. Revista Científica ANAP Brasil, v. 13, n. 30, p. 69-82, 2020.

OLIVEIRA, K. P. Hábito Alimentar e história evolutiva moldam a forma do bico dos passeriformes da Mata Atlântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas – Área Biodiversidade Animal) - Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

SALVADOR, Cesar Coll; ALEMANY, Isabel G.; MARTÍ, Eduard; MAJÓS, Teresa M.; MESTRES, Mariana M.; GOÑI, Javier O.; GALLART, Isabel S.; GIMÉNEZ, Enric. Valls. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TACK, P. et al. 3D-printing techniques in a medical setting: a systematic literature review. Biomedical Engineering Online, v.1 5, n. 1, p. 115, 2016.

WILHITE, R.; WÖLFEL, I. 3D Printing for veterinary anatomy: An overview. Anatomia, Histologia, Embryologia, v. 48, n. 6, p. 609-620, 2019. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31702827/. Access in: 22 jan. 2025.

WONG, K. C. 3D-printed patient-specific applications in orthopedics. Orthopedic Research and Reviews, v. 14, n. 8, p. 57-66, 2016.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Ambiental e o conhecimento sobre aves silvestres: o uso de bicos e patas em modelos de prototipagem. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 503-517. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20037