Centros de Visitação e Educação Ambiental em escolas de Campo Grande (MS)

Autores

  • Ana Caroline Queiroz Brites Fundação Universidade de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Ester Tartarotti Fundação Universidade de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1999

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Não Formal, Escola, Centros de Visitação.

Resumo

Estudamos as visitações de escolas da educação básica da cidade de Campo Grande a espaços educativos não formais institucionalizados; destacando o tema educação ambiental (EA). Verificamos que os professores de escolas públicas interessados pela utilização desses ambientes nos processos de ensino e aprendizagem preferem espaços institucionalizados. Os dados foram coletados por meio de instrumentos de pesquisa e coleta de dados aplicados nos próprios centros de visitação e aos professores da rede pública. Observamos indícios de superficialidade nos conteúdos de EA abordados nas escolas. Identificamos os fatores falta de tempo suficiente proporcionado pela grade curricular e transporte como principais entraves às visitações de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Tartarotti, Fundação Universidade de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Possui graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado na área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Foi professor colaborador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, atuando na área de Ensino de Biologia. Tem experiência em pesquisa na área de Genética Animal, com ênfase em Biologia Molecular. Atualmente atua na formação de professores em Ciências Biológicas e emprega sua experiência anterior na formação inicial e continuada de professores. Coordenou Subprojeto de Ensino do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência na UFMS. Coordena atualmente o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade a distância do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

Brites, A. C. Q., & Tartarotti, E. (2016). Centros de Visitação e Educação Ambiental em escolas de Campo Grande (MS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(1), 215–233. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1999

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-12-30
Aceito: 2016-03-14
Publicado: 2016-03-31