Ensino das relações ecológicas com o uso da gamificação

Autores

  • Cezar Paulo Carneiro Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Camila Patrícia Correa Pepinelli Universidade Federal do Paraná
  • Kauana da Silva Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Katiuscia Rodrigues Volpato Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Ferreira Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19786

Palavras-chave:

Biologia; Ecologia; Jogos; Metodologias; Educação Ambiental.

Resumo

O ensino de Ecologia ainda é muito desafiador. Entre as causas dessas dificuldades estão a abordagem predominantemente teórica e o uso de terminologias complexas e pouco usuais no cotidiano dos alunos. Essa desconexão gera desinteresse em explorar os ecossistemas e as interações ambientais. Para contornar esses problemas, uma alternativa é a gamificação, na qual a sala de aula se transforma em um espaço interativo. Nesse contexto, foi desenvolvida uma sequência didática gamificada para o ensino de Ecologia com estudantes, visando facilitar o trabalho dos professores e engajar os alunos no conteúdo. Os resultados indicaram que a gamificação foi bem recebida pelos alunos em sala de aula, ajudando a consolidar os conceitos ecológicos e aumentando a motivação pela disciplina.

 

Referências

AIZPRÚA, M.; ZAMORA, J. J. P. DE. Gamificación en la enseñanza de la ecología: un modelo con áreas protegidas. Revista de Iniciación Científica, v. 8, n. 2, p. 17–23, 30 jul. 2022.

ALEKSIC-MASLAC, K.; SINKOVIC, B.; VRANESIC, P. Influence of gamification on student engagement in education. International Journal of Education and Learning Systems, v. 2, p. 76–82, 2017.

AUSANI, P. C.; ALVES, M. A. Gamificação e ensino: o jogo dialógico como estratégia didática ativa e inovadora. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 1–20, 20 abr. 2020.

BARRETO, M. A. et al. Gamificação no ensino de ciências da natureza: articulando a metodologia ativa em sequências didáticas no ensino fundamental através do PIBID. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 7, n. 4, p. 1–6, 6 out. 2021.

CARVALHO, C. V. DE; COELHO, A. Game-Based Learning, Gamification in Education and Serious GamesComputersMDPI, , 1 mar. 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/computers11030036>. Acesso em: 18 fev. 2025

DAMIANI, F. M. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, v. 45, n. 1, p. 57–67, 2013.

DICHEVA, D. et al. Gamification in education: a systematic mapping study. Journal of Educational Technology & Society, v. 18, n. 3, p. 75–88, 2015.

FLORES-GONZÁLEZ, E.; FLORES-GONZÁLEZ, N. Gamification as a strategy for learning concepts meaningfully. Revista de Pedagogía Critica, v. 6, n. 15, p. 31–39, 30 jun. 2022.

FONSECA, I. et al. Gamification and Game-Based Learning as Cooperative Learning Tools: A Systematic Review. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 18, n. 21, p. 4–23, 10 nov. 2023.

SILVA, A. L. G. DA; VASCONCELOS, J. S. Ecologia e implicações da BNCC na atuação docente dos professores do campus Uberaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Anais do VII Enalic, 2021

JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed Methods Research: A Research Paradigm Whose Time Has Come. Educational Researcher, v. 33, n. 7, p. 14–26, 2004.

JÚNIOR, C. A. DE O. M.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023.

KALOGIANNAKIS, M.; PAPADAKIS, S.; ZOURMPAKIS, A. I. Gamification in science education. A systematic review of the literature. Education Sciences, v. 11, n. 22, p. 1–36, 1 jan. 2021.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction. San Francisco: Wiley, 2012.

KAYA, O. S.; ERCAG, E. The impact of applying challenge-based gamification program on students’ learning outcomes: Academic achievement, motivation and flow. Education and Information Technologies, v. 28, n. 8, p. 10053–10078, 1 ago. 2023.

KU, O. et al. The Effects of Game-Based Learning on Mathematical Confidence and Performance: High Ability vs. Low Ability. Educational Technology & Society, v. 17, n. 3, p. 65–78, 2014.

LACEY, H. Pluralismo metodológico, incomensurabilidade e o status científico do conhecimento tradicional. Scientiae Studia, v. 10, n. 3, p. 425–453, 2012.

SANTOS, M. L. S. V.; SOUZA, R. N. P. M. DE; ARAÚJO, M. C. DE S. A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da Educação Ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 279–295, 2018.

MANZANO-LEÓN, A. et al. Between level up and game over: A systematic literature review of gamification in education. Sustainability, v. 13, n. 4, p. 1–14, 2 fev. 2021.

NARCISO, R. et al. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTIMULANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, p. 313–327, 4 mar. 2024.

NOVO, C. et al. The Use of Gamification and Web-Based Apps for Sustainability Education. Sustainability, v. 16, n. 3197, p. 1–30, 1 abr. 2024.

PARK, H. J.; KIM, E. J.; KIM, J. Y. Serious Games as a Therapeutic Tool in Pediatric Urology: A Review of Current Applications and Future Directions. International Neurourology Journal, v. 28, n. 3, p. 185–195, 1 set. 2024.

REZENDE, B. A. C.; MESQUITA, V. DOS S. O uso de gamificação no ensino: uma revisão sistemática da literaturaXVI SBGames. Anais...Curitiba: SBC - Proceedings of SBGames 2017, 2017. Acesso em: 19 fev. 2025

RICE, J. W. The Gamification of Learning and Instruction. International Journal of Gaming and Computer-Mediated Simulations, v. 4, n. 4, p. 81–83, 1 out. 2012.

RIVERA, E. S.; GARDEN, C. L. P. Gamification for student engagement: a framework. Journal of Further and Higher Education, v. 45, n. 7, p. 999–1012, 2021.

RUTLEDGE, C. et al. Gamification in action: Theoretical and practical considerations for medical educators. Academic Medicine, v. 93, n. 7, p. 1014–1020, 1 jul. 2018.

RUŽIC, I. M.; DUMANCIC, M. Gamification in education. Informatologia, v. 48, n. 3–4, p. 198–204, 1 dez. 2015.

SANTOS, A. M.; JÚNIOR, M. F. DA S.; LOPES, E. R. DO N. Gamificando a Educação Ambiental: o desafio jogando verde no Instituto Federal Baiano. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p. 246–262, 2016.

SARAGIH, I. D. et al. Efficacy of serious games for chronic pain management in older adults: A systematic review and meta‐analysis. Journal of Clinical Nursing, v. 33, n. 3, p. 1185–1194, 30 mar. 2024.

SLATTERY, E. L. et al. A practical guide to surveys and questionnairesOtolaryngology - Head and Neck Surgery, jun. 2011.

STOTT, A.; NEUSTAEDTER, C. Analysis of Gamification in Education. 2013.

SWACHA, J. State of research on gamification in education: A bibliometric survey. Education Sciences, v. 11, n. 2, p. 1–15, 1 fev. 2021.

TORRENTIRA, M. C. JR. Online data collection as adaptation in conducting quantitative and qualitative research during the COVID-19 pandemic. European Journal of Education Studies, v. 7, n. 11, p. 7887, 24 set. 2020.

VAROL SELÇUK, Z. Gamification in Biology education: a systematic review analysis. International Journal Of Eurasia Social Sciences, v. 15, n. 55, p. 375–405, 1 jan. 2024.

WANG, C.; HUANG, L. A Systematic Review of Serious Games for Collaborative Learning: Theoretical Framework, Game Mechanic and Efficiency Assessment. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 16, n. 6, p. 88–105, 2021.

WILLIG, J. H. et al. Gamification and education: A pragmatic approach with two examples of implementation. Journal of Clinical and Translational Science, v. 5, n. 1, p. 1, 28 jun. 2021.

ZAINUDDIN, Z. et al. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, v. 30, 1 jun. 2020.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Cezar Paulo Carneiro; PEPINELLI , Camila Patrícia Correa; RIBEIRO, Kauana da Silva; VOLPATO, Katiuscia Rodrigues; MACHADO, Elaine Ferreira. Ensino das relações ecológicas com o uso da gamificação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 419–435, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19786. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19786. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-12-02
Aprovado 2025-02-07
Publicado 2025-04-01