Utilização de resíduos sólidos no processo de ressocialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Caruaru (PE)

Autores

  • Andreia Katia Correia do Nascimento Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP / OS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19784

Palavras-chave:

Artesanato, Cidadania, Educação Ambiental

Resumo

Analisa-se o uso de pneus, madeira e vidro descartados no  meio ambiente, no processo de ressocialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. A prática que se verificou na unidade da FUNASE/CASEM Caruaru (PE), foi o uso dos resíduos, especialmente pneus, paletes e garrafas, na fabricação de artesanato, como alternativa para a ressocialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Todo o planejamento que foi realizado durante o período de cumprimento da medida e o resultado final mostra que as esferas ambiental, social e econômica quando estão interligadas, representam fator importantíssimo para o processo de ressocialização.

Referências

AGUIAR, Paulo Cesar Bahia de; PIRES, Mônica de Moura. Sustentabilidade ambiental no assentamento rural Terra Vista, em Arataca, Bahia, Brasil. Revista Rocantinentes de Geografia. v. 11, n. 25, p. 55–86, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i25.14803.

BRASIL. CONAMA. Resolução nº 416, de 30 de setembro de 2009. Dispõe sobre a Prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências. Disponível em https://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=597>. Acesso em 01 jan. de 2024.

BRASIL. CONANDA & SEGH. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Brasília: CONANDA, 2006.

BRASIL. Lei 12.305/2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em 01 jan. de 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Presidência da República. 1990.

BRASIL. Lei 10.165/2000. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10165.htm>. Acesso em: 01 ago. de 2023.

DE JESUS, Vania Cristina Pauluk. Condições escolares e laborais de adolescentes autores de atos infracionais: um desafio à socioeducação. Revista eletrônica de educação, v. 7, n. 3, p. 129-142, 2013.

DOS SANTOS, Kelly Ketlen Cosme; MUNER, Luana Comito; BERGMANN, Daniele Santos. Desenvolvimento Psicológico Infantil: um estudo sobre a importância e as contribuições da família. Revista Cathedral, v. 4, n. 3, p. 35-45, 2022.

FERREIRA, Heridane Patrícia. O Plano Individual de Atendimento (PIA) e a individualidade do (a) adolescente no contexto socioeducativo. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39486. Acesso em 03 de jan. de 2023

FUNASE. Relatórios/Planejamento e Orçamento. 2024. <https://drive.google.com/file/d/1sTKRoLLcKwoLFyrLFn-sITXLUH3WNsZw/view>. Acesso em 28 de nov. de 2024.

KOZINSKI, André Ricardo; ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur. Educando para a Sustentabilidade: Aproximação entre Alfabetização Ecológica e Educação Ambiental Crítica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.19, n.7, p.334-345, 2024.

LAUREANO, Victor Hugo Ribeiro. Aplicação da Lei 11.343/2006 no Brasil e seus reflexos sócio jurídicos entre os adolescentes: a exclusão econômica e social como causa de inserção ao tráfico de entorpecentes. Trabalho de Conclusão de Curso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3065>. Acesso em 20 de mai. De 2022.

MANSANO, Josyane. Um novo olhar na gestão dos resíduos na busca de um balanço ambiental positivo. Revista Jurídica Luso-Brasileira, Ano 9, n.1, 2023.

ONU. Organização das Nações Unidas. AGENDA 21 GLOBAL. Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://tiny.cc/z0oj001>. Acesso em: 12 de Fev. 2022.

REIS, Daniele; REIS, Friede; LOPES, Fábio Humberto Passarelli. (2018). Política nacional de resíduos sólidos (Lei no 12.305/2010) e Educação Ambiental. Revista Interdisciplinar do Direito - Faculdade De Direito De Valença, 14(1), 99–111.

SANTOS, Georgiano Joaquim Pereira Antônio dos; KOEHLER, Sonia Maria Ferreira. VILELA, Jéssica de Sousa. Socioeducação e Projeto de Vida: relato de oficinas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 134-154, 1maio 2021.

SILVA, Tallyta; MIRANDA, Rodrigo Pouso. Ressocialização do menor infrator. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário Univag. 2019. Disponível em: <https://www.repositoriodigital.univag.com.br/index.php/rep/article/view/1329>. Acesso em: 10 de mar. de 2022.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Utilização de resíduos sólidos no processo de ressocialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Caruaru (PE). (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 292-306. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19784
Recibido 2024-12-03
Aprovado 2025-04-08
Publicado 2025-06-03