Arte e Educação Ambiental no ensino médio: compreensão dos conflitos socioambientais da mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19751

Palavras-chave:

Arte, Educação Ambiental Crítica, Mineraçã

Resumo

O estudo analisa a compreensão ambiental dos estudantes de duas turmas do Ensino Médio, da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa, em Paracatu - Minas Gerais, por meio da apreciação de imagens, textos e debates a partir de documentários sobre os impactos socioambientais que a mineradora Rio Paracatu Mineração (RPM) provoca pela ação de extrativismo predatório na mina do Morro do Ouro. O estudo recorreu aos referenciais teóricos da Educação Ambiental Crítica alinhada à prática da Arte, concatenada com a proposta triangular de Ana Mae Barbosa. Os resultados mostraram que os estudantes desenvolveram um senso de preocupação, destacando que o extrativismo proporciona conflitos e riscos socioambientais para a população.

Biografia do Autor

  • Evíle Cristina das Virgens Macêdo, Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEEDF

    Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais (2014), Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2020) e Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (2022) .Pós - graduada em Educação Ambiental, Arteterapia e Cultura Afro-brasileira e indígena. Atualmente é servidora pública pela Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, lecionando no Ensino Médio as disciplinas de Arte e Projeto de Vida

  • Irineu Tamaio, Universidade de Brasília - UnB

    Professor Associado da Universidade de Brasília (UnB). Pós doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/GPEA), com bolsa PNPD/Capes. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa em Política Pública de Educação Ambiental. Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), linha de pesquisa em Educação aplicada às Geociências. Atua no Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PPGRRH - Rede ProfÁgua) e no curso de Gestão Ambiental. Pesquisador no Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA-UFMT). Membro da Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). Atuou como Coordenador de Educação Ambiental do WWF-Brasil e no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Pesquisador no campo da Educação Ambiental, com destaque para os processos envolvendo Educação Ambiental e Crise Climática; Educação Ambiental e Água, Educação Ambiental e História Ambiental, Formação em Educação Ambiental, Políticas Públicas de Educação Ambiental, História Ambiental do Cerrado.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arte e Educação Ambiental no ensino médio: compreensão dos conflitos socioambientais da mineração na Mina do Morro do Ouro em Paracatu (MG). (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 231-250. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19751
Recibido 2024-11-21
Aprovado 2025-04-08
Publicado 2025-06-03