A abordagem das mudanças climáticas na Educação Ambiental de escolas públicas: uma revisão integrativa

Autores

  • Tânia Mara Souza Pires Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Frederico Monteiro Neves Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB
  • Márcia Nunes Bandeira Roner Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19749

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas; Educação; Sustentabilidade; Escola Pública; Brasil.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar de que forma o tema das mudanças climáticas tem sido abordado nas estratégias de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, utilizando, como método, a revisão integrativa. As buscas por artigos foram realizadas nas bases de dados SciELO, Web of Science, Scopus, Academic Search Premier e RedALyC, por meio de descritores controlados combinados com operadores booleanos. Com base na análise das informações contidas nos 19 artigos selecionados, observou-se a predominância da macrotendência pragmática na Educação Ambiental desenvolvida nas escolas públicas brasileiras. Verificou-se, ainda, que a carência de capacitação e de atualização docente constitui um obstáculo à implementação da Educação Ambiental crítica, comprometendo, assim, a reflexão e a transformação social.

Referências

ALMEIDA, Rafaela Gomes de; CAVALCANTE, Arnóbio de Mendonça Barreto; SILVA, Emerson Mariano da. Impactos das mudanças climáticas no bioma Caatinga na percepção dos professores da rede pública municipal de General Sampaio-Ceará. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 35, p. 397-405, 2020.

BARROS, Hellen Chrystianne; PINHEIRO, José Q. Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar. Educar em Revista, v. 37, p. e78098, 2021.

BRASIL. Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 01 abr. 2024.

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. 3. ed. Brasília: MMA, DEA, MEC, Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel (Coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Brasília: Unesco, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- Relatório sobre o Estado Global do Clima-Publicado em 19/03/2024. Disponível em: <https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/03/relatorio-sobre-estado-global-do-clima-soa-alerta-vermelho-sobre-impactos-da-mudanca-do-clima>. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. CAMÂRA DE DEPUTADOS. Nova lei inclui mudança climática e biodiversidade na Educação Ambiental. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/1084169-nova-lei-inclui-mudanca-climatica-e-biodiversidade-na-educacao-ambiental/>. Acesso em: 20 jul. 2024

CADONÁ, Eliana Aparecida et al. Vamos Cuidar do Brasil - O Desafio da Educação Ambiental nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 116-119, 2015.

CHAIR, Publications Board World Meteorological Organization, n. 1347. Geneva 2, Switzerland, 2024.

NEVES, Darlan; SÃO JOSÉ, Rafael Vinicius; DE SANTANA, Rogério Visquetti. Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola: pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos climáticos locais. Terra Livre, v. 1, n. 58, p. 251-286, 2022.

DA SILVA, Karen Luana Inêz; DA SILVA MAIA, Jorge Sobral. Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 218-236, 2023.

DE MELO, Paula Regina Humbelino et al. Planetary Health Education: Exploring Students’ Perceptions of Climate Change in a School in Southern Amazonas. Challenges, v. 15, n. 2, p. 31, 2024.

DE SOUZA MOSER, Anderson; CAMPOS, Marília Andrade Torales; CARTEA, Pablo Angel Meira. A Educação Ambiental no contexto de emergência climática: adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 300-317, 2023.

DE VASCONCELOS ARAGÃO, João Paulo Gomes. As políticas de Educação Ambiental e suas repercussões sobre o planejamento da educação básica no ensino público brasileiro. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 11, n. 2, p. 263-278, 2016.

DROUBI, Sufyan et al. Transforming education for the just transition. Energy Research & Social Science, v. 100, p. 103090, 2023.

DUNLAP, Riley E.; BRULLE, Robert J. (Ed.). Mudanças climáticas e sociedade: Perspectivas sociológicas. Imprensa da Universidade de Oxford, 2015.

FERREIRA, Leila da Costa; BARBI, Fabiana. A Emergência Climática: governança multínivel e multiatores no contexto brasileiro-Curitiba: CRV, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FORNAZARI, Valéria Brumaro Regina. A Educação Básica como promotora da Alfabetização Nutricional a partir da Educação Ambiental Crítica: o debate do carnismo na reflexão das mudanças climáticas. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 337-357, 2023.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014.

GUERRA, Antonio Fernando Silveira; BAUER, Vanessa Cristina. Desafios aos educadores ambientais em tempos de crises. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, n. 2, p. 226-243, 2015.

IPCC, 2023: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, p. 1-34, doi: 10.59327/IPCC/AR6-9789291691647.001.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, p. 233-250, 2005.

JACOBI, Pedro Roberto et al. Mudanças climáticas globais: a resposta da educação. Revista brasileira de educação, v. 16, p. 135-148, 2011.

JACOBI, Pedro Roberto. Mudanças climáticas e ensino superior: a combinação entre pesquisa e educação. Educar em Revista, p. 57-72, 2014.

JACOBI, Pedro Roberto et al. Planejando o futuro hoje: ODS 13, adaptação e mudanças climáticas em São Paulo. 2019.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político-ideológico da Educação Ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, 2012.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014.

LEAL FILHO, Walter et al. An assessment of attitudes and perceptions of international university students on climate change. Climate Risk Management, v. 39, p. 100486, 2023.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Mudanças climáticas, educação e meio ambiente: para além do Conservadorismo Dinâmico. Educar em Revista, p. 73-88, 2014.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; TORRES, Maria Betânia Ribeiro. Uma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da Educação Ambiental em contextos escolarizados. Educar em Revista, v. 37, p. e77819, 2021.

LIMA, Valdivan Ferreira de; PATO, Cláudia. Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal. Educar em Revista, v. 37, p. e78223, 2021.

LUSZ, Pedro; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar; FILHO, Saulo Rodrigues. Environmental education in rural education: youth, action research and climate change. In: LUSZ, Pedro; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar; FILHO, Saulo Rodrigues. Educação Ambiental na educação do campo: jovens, pesquisa ação e mudanças climáticas, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2365>. (Original work published 2021).

MESQUITA, Patrícia dos Santos et al. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação Bauru, v. 25, p. 181-198, 2019.

MIGUEL, Mário Lucas; DOS SANTOS, Leandro José; DE SOUZA, Leonardo Antônio Mendes. Algumas percepções de estudantes do ensino médio sobre ciências, pseudociência e movimentos anticientíficos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 191-222, 2022.

NOBRE, Carlos A.; MARENGO, José A. Mudanças climáticas em rede: um olhar interdisciplinar. São José dos Campos, SP: INCT, 2017.

OLIVEIRA, Neyla Cristiane Rodrigues de; OLIVEIRA, Francisca Carla Silva de; CARVALHO, Denis Barros de. Educação Ambiental e mudanças climáticas: análise do Programa Escolas Sustentáveis. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21068, 2021.

SILVA, Edevaldo et al. Validation and application of a measurement scale on environmental practices for high school teachers in Patos, Paraíba. Acta Scientiarum. Biological Sciences, v. 38, n. 3, p. 319-325, 2016.

SORRENTINO, Marcos et al. Educação Ambiental como política pública. Educação e pesquisa, v. 31, n. 02, p. 287-299, 2005.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, p. 102-106, 2010.

TIBOLA DA ROCHA, Vanessa; BRANDLI, Luciana Londero; KALIL, Rosa Maria Locatelli. Climate change education in school: knowledge, behavior and attitude. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 4, p. 649-670, 2020.

VINUESA, Antonio García; CAMPOS, Marília Andrade Torales; CARTEA, Pablo Ángel Meira. La representación social del cambio climático en estudiantes universitarios brasileños: un estudio exploratorio-descriptivo en el marco de una investigación internacional. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280041, 2023.

WILLY, Rita Tereza. Atividades Práticas de Educação Ambiental em Espaço Não Formal. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED/PR, 2014. v. 1. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2024. ISBN 978-85-8015-063-6.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A abordagem das mudanças climáticas na Educação Ambiental de escolas públicas: uma revisão integrativa. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 351-373. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19749
Recibido 2024-11-20
Aprovado 2025-04-08
Publicado 2025-06-03