Nascentes como elemento de conhecimento do ciclo da água e sensibilização ambiental em escolas rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19716

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Vida

Resumo

As nascentes de água são ambientes aquáticos de grande importância hidroambiental e um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo. Ações educativas que promovem o contato das crianças com nascentes de água são capazes de enriquecer e gerar consciência de responsabilidade na preservação do meio ambiente e sustentabilidade da vida. O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiências acerca de oficinas educativas que envolveram escolas rurais, universidade e cooperativa de geração e distribuição de energia. As oficinas práticas fortaleceram os conhecimentos teóricos e sensibilizaram sobre a importância das nascentes de água e a necessidade de sua preservação e conservação.

Referências

ALLAN, Richard et al. Advances in understanding large‐scale responses of the water cycle to climate change. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1472, n. 1, p. 49-75, abr. 2020.

ARDOIN, Nicole M.; BOWERS, Alison W.; GAILLARD, Estelle. Environmental education outcomes for conservation: A systematic Review. Biological Conservation, v. 241, p. 108224, jan. 2020a.

ARDOIN, Nicole M.; BOWERS, Alison W. Early childhood environmental education: A systematic review of the research literature. Educational Research Review, v. 31, p. 100353, nov. 2020b.

BARRABLE, Alexia; BOOTH, David. Increasing nature connection in children: A mini review of interventions. Frontiers in psychology, v. 11, p. 492, mar. 2020.

BÁRTA, Renata Linassi; SILVA, José Antonio Gonzalez da; Daronco, Carla Regina; Pretto, Carolina, Stumm, Eniva Miladi Fernandes; Colet, Christiane de Fátima. Qualidade da água para consumo humano no Brasil: revisão integrativa da literatura. Vigil Sanit Debate, v. 9, n. 4, p. 74-85, jul. 2021.

BONACINA, Luca; FASANO, Federica; MEZZANOTTE, Valéria; FORNAROLI, Riccardo. Efeitos da temperatura da água sobre macroinvertebrados de água doce: uma revisão sistemática. Revisões Biológicas, v. 98, n. 1, p. 191-221, set. 2022.

BRASIL. Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2021/prt0888_07_05_2021.html> . Acesso em: 14 nov. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc2versao.revista.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2021.

CARTWRIGHT, Jennifer M.; DWIRE, Kathleen A.; FREED, Zach; HAMMER, Samantha J.; MCLAUGHLIN, Blair; MISZTAL, Louise W.; SCHENK, Edward R.; SPENCE, John R.; SPRINGER, Abraham E.; STEVENS, Lawrence E. Oases of the future? Springs as potential hydrologic refugia in drying climates. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 18, n. 5, p. 245-253, jun .2020.

COPETTI, Camila Morizzo; JUNG, Márcia Sostmeyer; SILVA, José Antonio Gonzalez da; FACHINETTO, Juliana Maria; COSTA, Rafael Schneider; OLIVEIRA, Giulia Hoffmann de; FRAGA, Denize da Rosa; JUNG, Júlia Sarturi. Bioremediation: sustainable methodology in the removal of xenobiotics from water. Research, Society and Development, v. 11, n. 9, p. e29811931978-e29811931978, jul. 2022.

DAVIS, J. A.; KEREZSY, A.; NICOL, S. Springs: Conserving perennial water is critical in arid landscapes. Biological Conservation, v. 211, p. 30-35, jul. 2017.

GOULART, Michael Dave C.; CALLISTO, Marcos. Bioindicadores de qualidade de água como ferramenta em estudos de impacto ambiental. Revista da FAPAM, v.2, n.1, p. 153-164, 2003.

KUANG, Xingxing et al. The changing nature of groundwater in the global water cycle. Science, v. 383, n. 6686, p. eadf0630, mar. 2024.

LIEFLÄNDER, Anne K.; FRÖHLICH, Gabriele; BOGNER, Franz X.; SCHULTZ, P. Wesley. Promoting connectedness with nature through environmental education. Environmental Education Research, v.19, n.3, p.370–384, jul. 2012.

MACEDO, Rodrigo de Campos; SCHMITT FILHO, Abdon Luiz; FARLEY, Joshua; SINISGALLI, Paulo Antônio de Almeida. Delimitation of permanent preservation areas in riparian zones: a case study in Santa Rosa de Lima southern Brazil. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e3899119850, nov. 2020.

MCCARROLL, Meghan; HAMANN, Hillary. What We Know about Water: A Water Literacy Review. Water, v. 12, n. 10, p. 2803, out. 2020.

MEHRJO, F.; HASHEMI, S. H.; ABDOLI, A.; HOSSEINABADI, F. Taxonomy of benthic macroinvertebrates in Jajrud River for water quality assessment. Environmental Resources Research, v. 8, n. 1, p. 1-10, mai. 2020.

MONTE, Teresa; REIS, Pedro. Design of a Pedagogical Model of Education for Environmental Citizenship in Primary Education. Sustainability, v. 13, n. 11, p. 6000, 2021.

MORA, Edinei Aparecido; GOMES, Patrícia Pereira; BARBADO, Norma. Environmental Education practices as tools in the development of the subject's sense of belonging country school. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e12191210911-e12191210911, dez. 2020.

MULLENBACH, Lauren E.; ANDREJEWSKI, Rob G.; MOWEN, André J. Connecting children to nature through residential outdoor environmental education. Environmental Education Research, v.25, n.3, p.365-374, 2019.

PASCA, Laura; ARAGONÉS, Juan I.; COELLO, María T. An Analysis of the Connectedness to Nature Scale Based on Item Response Theory. Frontiers in Psychology, v. 8 p. 1330, ago. 2017.

PASSAFARO, Paola; PIRCHIO, Sabine. I Bambini e L'Ecologia, Aspetti Psicologici Dell'Educazione Ambientale. In: I bambini e l'ecologia. Aspetti psicologici dell'educazione ambientale. Roma: Carocci, 2010.

PIRCHIO, Sabine; PASSIATORE, Ylenia; PANNO, Angelo; CIPPARONE, Maurilio; CARRUS, Giuseppe. The effects of contact with nature during outdoor environmental education on students’ wellbeing, connectedness to nature and pro-sociality. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 648458, mai. 2021.

PIVA, Vanessa Gioveli; GALDINO, Silvana de Jesus; SEREIA, Diesse Aparecida de Oliveira. O papel da Educação Ambiental na formação básica de educandos - uma revisão teórica. Revista Mirante, v. 11, n. 8, dez. 2018.

ROBERTI, Heverton Marques; GOMES, Enrico Rodrigues; BITTENCOURT, Alexandre Horácio Couto. Estado de conservação das nascentes no perímetro urbano da cidade de Muriaé-MG. Revista Científica da Faminas, v. 4, n. 1, 2008.

ROSENBERG, David M.; RESH, Vincent H. Freshwater biomonitoring and benthic macroinvertebrates. New York: Chapman & Hall, 1993.

SILVA, Iêda Tanan da; FREIXO, Alessandra Alexandre. Ensino de botânica e classificação biológica em uma escola família agrícola: diálogo de saberes no campo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, p. e16334, 2020.

SANTOS, Florisvaldo Cavalcanti dos; AZEVEDO, Sergio Luiz Malta de, ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. Metodologias ativas para a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 9, n. 8, p. 84-99, 2024.

SOLA, Agboola Omowunmi. Environmental Education and Public Awareness. Journal of Educational and Social Research, v. 4, n. 3, p. 333, mai. 2014.

THAPA, Bhumika; PANT, Ramesh Raj, THAKURI, Sudeep; GREGÓRIO, Lagoa. Assessment of spring water quality in Jhimruk River Watershed, Lesser Himalaya, Nepal. Environmental Earth Sciences, v.79, n.22, p. 504, out. 2020.

STEVENS Lawrence E.; SCHENK, Edward R.; SPRINGER, Abraham E. Springs ecosystem classification. Ecological Applications, v. 31, n. 1, p. e2218, jan. 2021.

UCHÔA, Maria do Socorro Cardoso; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; SIQUEIRA, Maria Alice do Socorro Lima. Trilhas ecológicas como ferramenta para o ensino e aprendizagem de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 5, p. 191-209, ago. 2023.

WANG, Xingzhong; ZHANG, Yongyong; TAN, Xiang; ZHENG Ying; ZHANG, Quanfa. Do water quality, land use, or benthic diatoms drive macroinvertebrate functional feeding groups in a subtropical mountain stream? Inland Waters, v. 11, n. 1, p. 67-77, nov. 2020.

ZARDO, Daniela Cristina; HARDOIM, Edna Lopes; AMORIM, Ricardo; MALHEIROS, Carolina Hortêncio. Variação espaço-temporal na abundância de Ordens e Famílias de macroinvertebrados bentônicos registrados em área de nascente, Campo Verde-MT. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 16, n. 1, p. 53-66, jan. 2013.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Nascentes como elemento de conhecimento do ciclo da água e sensibilização ambiental em escolas rurais. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 165-182. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19716
Recibido 2024-11-11
Aprovado 2025-02-11
Publicado 2025-06-03