Energia solar e poluição do ar: abordagem experimental educativa

Autores

  • Tiago Luiz Santana de Souza Universidade de Pernambuco
  • Claudemiro Lima Júnior Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19656

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Conservação de energia, Poluição atmosférica

Resumo

Este estudo investiga o impacto da sujeira na eficiência de painéis solares. Por meio de experimentos com diferentes tipos de sujidade, simulamos condições reais de poluição e medimos a redução na produção de energia. Além de contribuir para o avanço científico, esta pesquisa oferece uma excelente oportunidade para abordar temas como energia renovável, poluição ambiental e sustentabilidade em sala de aula. Ao relacionar a sujeira com a diminuição da produção de energia solar, os estudantes podem compreender a importância de cuidar do meio ambiente e adotar práticas mais sustentáveis. A atividade experimental proposta estimula o interesse pela ciência e promove a formação de cidadãos conscientes e engajados com os desafios atuais.

Biografia do Autor

  • Claudemiro Lima Júnior, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Pernambuco (2003), com mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2006) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares (CAPES 5), com ênfase em Fontes Renováveis pela UFPE (2013). Atualmente, é professor permanente do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Desenvolve projetos de pesquisa em Fontes Renováveis de Energia, atuando principalmente em estudos de potenciais energéticos (SOLAR, EÓLICA e BIOMASSA) e tecnologias de aproveitamento energético de fontes renováveis para o semiárido.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Energia solar e poluição do ar: abordagem experimental educativa. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 69-79. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19656
Recibido 2024-10-29
Aprovado 2025-03-18
Publicado 2025-06-03