A Educação Ambiental no Sul do Amazonas: a gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19643

Palavras-chave:

Educação Ambiental Cr´tica, Gestão Escolar, Amazônia

Resumo

O sul do Amazonas é uma das regiões mais dinâmicas em termos de ambiente e sociedade. Nesse cenário, a Educação Ambiental (EA) crítica surge como ferramenta no enfrentamento de problemas socioambientais. Este estudo tem como objetivo compreender as perspectivas de gestores das escolas, além de verificar como a Educação Ambiental crítica é abordada nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas de Humaitá (AM). Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, a partir da análise de documentos e como instrumentos de pesquisa o questionário. Como resultado, embora a EA crítica seja mencionada, sua abordagem é limitada e restrita a ações pontuais, sem integração nos currículos. Gestores reconhecem a importância da EA para enfrentar questões socioambientais, mas destacam desafios estruturais e de formação docente para promover uma EA crítica que envolva os alunos na transformação da realidade local, frente ao desmatamento e pressões econômicas.

Biografia do Autor

  • Matheus Mendes Nina, Universidade Federal do Amazonas

    Licenciado em Ciências: Biologia e Química (UFAM-IEAA). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA (UFAM-IEAA).

  • Sthefanie Felix da Rocha, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Licenciada em Ciências: Biologia e Química (UFAM-IEAA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGCEH (UFAM-IEAA).

  • Crisna Pereira dos Santos, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Licenciada em Ciências: Biologia e Química (UFAM-IEAA)

  • Viviane Vidal da Silva, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Possui Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2012), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduação em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ IEAA-UFAM. Desenvolve pesquisa nos temas: Uso da terra e gestão e dinâmica territorial ambiental na Amazônia. É líder do grupo de pesquisa Política, Cultura e Meio Ambiente no contexto amazônico (CNPQ) e pesquisadora do Grupo de pesquisa Gestão Territorial e Geografia Agrária (CNPQ).

  • Euricléia Gomes Coelho, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1999), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2021). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Amazonas do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA) (2011). E no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Humanidades (PPGECH).

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Publicado

01-04-2025

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Artigos

Como Citar

NINA, Matheus Mendes; ROCHA, Sthefanie Felix da; SANTOS, Crisna Pereira dos; SILVA, Viviane Vidal da; COELHO, Euricléia Gomes. A Educação Ambiental no Sul do Amazonas: a gestão escolar . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 121–147, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19643. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19643. Acesso em: 11 jul. 2025.
Recibido 2024-10-26
Aprovado 2024-12-27
Publicado 2025-04-01