Educação e cidadania ambiental: uma análise a partir da Agenda 2030 da ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19581

Palavras-chave:

Educação; Cidadania; Sustentabilidade; Politica públicas.

Resumo

O artigo analisa o desenvolvimento da consciência e da cidadania ambiental, alicerçados na educação, e questiona como a formação de professores contribui para esse processo? Parte-se da premissa que a visão antropocêntrica e utilitarista do ser humano em relação ao meio ambiente não é compatível com as atuais demandas socioambientais. Para tal, faz-se necessário mudanças de hábitos que ultrapassem as atitudes individuais e envolvam o coletivo, no processo de construção de relações ambientais equilibradas e ecologicamente sustentáveis. Desenvolve-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a história e os instrumentos legais ambientais na perspectiva da legislação educacional brasileira; após, analisa-se o papel da instituição educacional na formação da consciência ambiental em uma sociedade assentada em relações econômicas; e, por fim, aborda os objetivos da Agenda 2030 versus a lógica do mercado. Destaca-se que os impactos causados ao meio ambiente não respeitam fronteiras, porque os ecossistemas são compartilhados entre diferentes países e não seguem os limites geográficos. A Agenda 2030 é uma referência em políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento da qualidade de vida em um ambiente saudável. Portanto, há que se mobilizar instituição educativa e educadores, para desempenharem ações formativas focadas em um ensino transdisciplinar, voltado para a promoção da cidadania ambiental.

Biografia do Autor

  • Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

    Doutor em Educação - Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (PPGF/UFSM).  Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC - Viamão, RS). Docente no Curso de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

  • Karen Machado Duarte, Universidade Franciscana - UFN

    Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana - UFN; Mestre em Direito - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Especialista em Educação - UFRGS ; Graduação em Direito - Universidade Franciscana; Graduação em Pedagogia - FACULDADES FRANCISCANAS; Habilitação em Curso Normal- Magistério - Colégio Sant'Anna- Santa Maria-RS. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, RS.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Marcos Alexandre; DUARTE, Karen Machado. Educação e cidadania ambiental: uma análise a partir da Agenda 2030 da ONU. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 397–418, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19581. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19581. Acesso em: 15 dez. 2025.
Recebido 2024-10-07
Aprovado 2025-01-07
Publicado 2025-04-01