ESCOLAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19563

Palavras-chave:

Espaços não formais de ensino, Escola, Análise de Conteúdo

Resumo

As relações entre Unidades de Conservação e as comunidades de seu entorno  tem histórico conflituoso no Brasil. A partir de uma política pública de Educação  Ambiental o presente artigo busca analisar as inter-relações entre o Parque Nacional da  Serra dos Órgãos (RJ) e comunidades escolares de quatro municípios de seu entorno.  Foram estudados os documentos produzidos pelas comunidades durante a execução do  “Programa Elos de Cidadania” através da metodologia de análise de  conteúdo. Como resultado pode-se observar que, apesar do grande território do Parque,  a instituição é pouco reconhecida pelas comunidades escolares. As comunidades tendem  a apontar prioritariamente os problemas ambientais que afetam de maneira mais  “visível” o seu dia-a-dia. 

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Publicado

20-09-2024

Como Citar

DUARTE, Danielle Machado; PIMENTEL, Douglas de Souza. ESCOLAS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 805–816, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19563. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19563. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-10-03
Aprovado 2024-10-17
Publicado 2024-09-20