Contribuições da pedagogia crítica para a pesquisa em Educação Ambiental: um debate entre Saviani, Freire e Dussel

Autores

  • César Augusto Costa Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1948

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, práxis crítica educativa, pensamento latino-americano.

Resumo

No presente trabalho recuperamos alguns dos conceitos fundamentais das obras dos educadores brasileiros Dermeval Saviani, Paulo Freire e do filósofo argentino Enrique Dussel, em suas interfaces e complementaridades, visando a contribuir com formulações teóricas oriundas do pensamento latino-americano para a educação ambiental crítica. Saviani, Freire e Dussel são indiscutíveis referências no campo da pedagogia crítica, com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na teologia e filosofia da libertação e no pensamento social da América Latina. Reconhecemos que estes autores não são ambientalistas estritamente, mas suas visões de mundo e busca da emancipação humana e transformação social auxilia na práxis crítica educativa para a Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Costa, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Sociólogo e Pesquisador. Doutorando em Educação Ambiental/FURG. Bolsista do CNPq. Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Serviço Social/UFRJ. Professor da Faculdade de Educação, do Programa de Ecologia Social/UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade/LIEAS-UFRJ.

Downloads

Publicado

30-03-2015

Como Citar

Costa, C. A., & Loureiro, C. F. B. (2015). Contribuições da pedagogia crítica para a pesquisa em Educação Ambiental: um debate entre Saviani, Freire e Dussel. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 180–200. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1948

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-08-06
Aceito: 2015-01-20
Publicado: 2015-03-30