Tartarugas marinhas e a conservação dos oceanos na Educação Ambiental: material didático para o Ensino Médio

Autores

  • Carla dos Santos Rosário Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Universidade do Norte do Paraná - Unopar.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19356

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Tartarugas Marinhas, Conservação dos Oceanos, Ensino Médio, Material Didático.

Resumo

É imprescindível a necessidade da conservação dos oceanos e o desenvolvimento deste tema nas práticas pedagógicas nas escolas. Conforme a Lei, a educação ambiental deve ser incluída em todas as disciplinas, mas a rotina exaustiva dos docentes dificulta este processo. Estimular e sensibilizar os alunos a realizarem atividades através de temáticas como das tartarugas marinhas, podem ser obtidas ao conhecer a biologia e a importância da conservação dos animais, gerando a responsabilidade do indivíduo com a espécie. O Material Didático para o Ensino Médio foi desenvolvido por análises de documentos e artigos científicos relacionados ao tema, trazendo planos de aulas, atividades e sugestões para serem desenvolvidos em sala.

Biografia do Autor

  • Carla dos Santos Rosário, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Universidade do Norte do Paraná - Unopar.

    Serviço Social (Lar Infantil)/Educação Ambiental O Projeto social de Educação Ambiental Infantil teve como objetivo aplicar atividades lúdicas para a identificação e assimilação da importância da proteção e defesa das distintas formas de vida (fauna e flora). O principal foco de atividade deste trabalho foi a elaboração de uma horta e sua manutenção diária pelas crianças do Lar Infantil.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSÁRIO, Carla dos Santos. Tartarugas marinhas e a conservação dos oceanos na Educação Ambiental: material didático para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19356. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19356. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-08-24
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01