Horticultura hidropônica de alface como recurso pedagógico extraclasse

Autores

  • Luan Carneiro Lino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sidnéia de Castro Peixoto Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elisa Aular Bustamante Sies Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marise Costa de Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Pimentel Victorio Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19343

Palavras-chave:

Hidroponia, Lactuca, Educação Ambiental, Escola Pública

Resumo

Este artigo apresenta a dinâmica das ações pedagógicas usando como recurso a horticultura hidropônica. Através do cultivo de alface, diferentes abordagens de ensino-aprendizagem foram aplicadas para alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. As ações tinham caráter multidisciplinar visando a Saúde Única. As vivências em torno do cultivo colaboraram para a construção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com ampla abordagem de conteúdos do currículo escolar, e viabilizaram o contato dos alunos com a produção de hortaliças muitas vezes ausentes na dieta infanto-juvenil, além de fomentar discussões sobre saúde ambiental e a sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Luan Carneiro Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Aluno de graduação em Ciências Biológicas da UERJ, trabalhou no projeto de extensão como bolsista de IC deste projeto de hidroponia na escola pública.

  • Sidnéia de Castro Peixoto Gonçalves , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Aluna de graduação em Ciências Biológicas da UERJ-ZO, participa do projeto de extensão de hidroponia na escola de modo voluntário.

  • Elisa Aular Bustamante Sies, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Aluna de Ciências Biológicas da UERJ-ZO que atua como voluntária de IC no projeto de extensão que envolve hidroponia na escola.

  • Marise Costa de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora da UERJ e orientadora do projeto de extensão de hidroponia junto aos alunos na escola municipal.

Referências

AGUIAR, Paulo César Bahia de; NETO, Renvil Fernandes Costa; BRUNO, Nelma Lima; PROFICE, Christiana Cabicieri. Da teoria à prática em Educação Ambiental. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianopólis, v. 6, n. 2, p. 111–132, 2017.

ANDRADE, Viviane Abreu de; CASTRO, Vanessa Monteiro. Educação Ambiental e letramento: um diálogo possível na escola pública. Latin American Journal of Science Education, v. 2, n. 22001, p. 1-18, 2015.

COOPER, Allan J. Rapid crop turn-round is possible with experimental nutrient film technique. Grower, London, v. 79, n. 18, p. 1048-1052, 1973.

DA SILVA, Francis MIliany Canela; TABOSA, Wyllys Abel. Horta escolar como instrumento de promoção da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 19, n. 5, p. 452-459, 2024.

DA SILVA, Mayara Grazielle Consentino Ferreira; VICTÓRIO, Cristiane Pimentel. Educação Ambiental crítica a partir da perspectiva freiriana. REI - Revista de Educação do UNIDEAU, v. 3, n. 1, e150, 2024.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9 ED. São Paulo. Gaiá, 2004.

FERREIRA, Eliel Alves; COSTA, João Pedro de Carvalho Pereira da. Produção hidropônica de rúcula em diferentes soluções nutritivas. Intercursos Revista Científica, Ituiutuba, v. 20, n. 1, p. 52-60, 2021.

FERNANDEZ, Jenny Iglesias Polydoro; VICTÓRIO, Cristiane Pimentel. Botânica, ciências e poesia. A Flora, v. 3, n. 12, p. 14-16, 2024.

FOTOPOULOS, Igor Georgios; LIMA, Jeferson Alberto de; FREIRE, Gabriel Araújo Paes; SILVA, André Procópio Lima; LOPES, Avilyn Barbara Garcia; ALBRIGO, Nayara dos Santos. Educação Ambiental: experiências a partir da implantação de hortas escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 378–392, 2021.

FURLANI, Pedro Roberto. Instruções para o cultivo de hortaliças de folhas pela técnica de hidroponia NFT. Campinas: Instituto Agronômico, 1998.

MARTINELLI, Suellen Secchi; CAVALLI, Suzi Barletto. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, p. 4251–4262, 2019.

MARTINEZ, Izabel Cristina Prazeres de Andrade Silva; HLENKA, Vanessa. Horta escolar como recurso pedagógico. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Medianeira, v. 8, n. 16, E – 4977, 2017.

MELLO, Simone da Costa; CAMPAGNOL, Rafael. Olericultura: cultivo hidropônico. Curitiba: SENAR, 2016. Disponível em: <https://sistemafaep.org.br/wp-content/uploads/2021/05/PR.0316-Olericultura-Cultivo-Hidroponico.pdf >. Acesso em: 28 jun. 2023.

MENDONÇA, João Paulo Santos Neves; SILVA, Maria Aparecida Monteiro da. A. Contextualização pela hidroponia: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ciências. Revista Conexão ComCiência, Fortaleza, v. 3, n.1, e8397, p. 1-18, 2023.

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na Educação Ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/118768/230911.pdf?seq>. Acesso em: 27 jun. 2024.

MOURA, Kelvia Fabiane Alves de; DURÃES, José Aparecido Santos; SILVA, Fernando César. Investigação no Ensino Médio: sistemas de hidroponia em horta escolar para discussão de conceitos químicos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.14, n. 2, p. 582-592, 2019.

NASCIMENTO, Carmem do Socorro Paiva; SALOMÃO, Izolene Teixeira. A hidroponia como recurso interdisciplinar no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Plano Nacional de Formação de Professores, Pólo Igarapé-Açu, PA, 2014. Disponível em: <http://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1100/3/A%20hidroponia%20como%20recurso%20interdisciplinar%20no%20ensino%20fundamental.pdf> Acesso em: 28 jun. 2023.

PEREIRA, Victor Hugo Silva; BERBERT, Lidiane Coelho; CARDOSO, Alexander Machado; VICTÓRIO, Cristiane Pimentel. Probiotics in Eco-efficient Plant Growing Systems. Current Probiotics, 2024.

PONTES, Tatiana Elias.; COSTA, Thalita Feitosa.; MARUM, Annete Bressan R. F.; BRASIL, Anne Lise D.; TADDEI, José Augusto de A. C. Orientação nutricional de crianças e adolescentes e os novos padrões de consumo: propagandas, embalagens e rótulos. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 99–105, 2009.

RIBEIRO, Gustavo de Jesus; VASCO, Gabriela Machado Lins; SILVA, Keyla dos Santos; LEITE, Simone Galdino de Mesquita; PINHEIRO, Ariane Gleyse Azevedo. Horta escolar: um incentivo de hábitos de alimentação saudável na escola. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 10, e3046, p. 01-10, 2023.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Currículo de Ciências 2020. Disponível em: <https://www.google.com/url?q=https://educacao.prefeitura.rio/wp-content/uploads/sites/42/2023/05/CIENCIAS.pdf&sa=D&source=docs&ust=1721266584820694&usg=AOvVaw28fh5xJHpKj02Z3adiAZze>. Acesso em: 18 mai. 2024.

TRISTÃO, Martha. Saberes e fazeres da Educação Ambiental no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.0, p. 47-55, 2004.

Downloads

Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

LINO, Luan Carneiro; GONÇALVES , Sidnéia de Castro Peixoto; SIES, Elisa Aular Bustamante; MELLO, Marise Costa de; VICTORIO, Cristiane Pimentel. Horticultura hidropônica de alface como recurso pedagógico extraclasse . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 144–157, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19343. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19343. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-08-23
Aprovado 2024-10-07
Publicado 2025-02-01