A inserção da temática ambiental e sua dimensão política em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19279

Palavras-chave:

Dimensão política da temática ambiental, Formação de professores, Licenciaturas em ciências da natureza e matemática

Resumo

A partir de um estudo investigativo em cursos de licenciatura de uma universidade pública no sul de Minas Gerais, buscamos identificar que aspectos da dimensão política da temática ambiental são enfatizados na formação de licenciandos em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Os dados foram coletados a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e entrevistas com coordenadores. Os dados indicam que a temática ambiental é tratada principalmente por meio de disciplinas específicas, com pouca ênfase na dimensão política. Apesar das limitações, observa-se um esforço dos cursos em promover a reflexão sobre a temática ambiental.

Biografia do Autor

  • Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

    Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001), doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). No período entre março de 2018 e 28 fevereiro de 2019 desenvolveu pesquisa na condição de Affiliate Academic no Institute of Education da University College London (IOE-UCL). Desde 2008 é professor e pesquisador na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Trabalhou durante 1 ano como professor na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando no curso de Licenciatura em Física. Trabalhou dois anos na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - como professor substituto. Foi durante sete anos professor de Física em escolas públicas e privadas de ensino médio do estado de São Paulo. Atuou como avaliador em processo vinculado ao PNLD no ano de 2023. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação de Projetos de Ciências Humanas, Sociais e Educação da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - CHE/FAPEMIG (2023-2024). É um dos editores do periódico Pesquisa em Educação Ambiental. É, também, membro da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência. Sua área de pesquisa está vinculada aos seguintes temas: Educação em Ciências, Ensino de Física, Educação Ambiental, enfoque CTSA e Temas Controversos. 

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAROTI JUNIOR, Robson; SILVA, Luciano Fernandes. A inserção da temática ambiental e sua dimensão política em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 74–93, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19279. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19279. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-08-08
Aprovado 2024-10-15
Publicado 2024-12-01