Explorando a Educação Ambiental por meio da horta escolar: estratégias inclusivas para alunos autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19252

Palavras-chave:

Horta Escolar, Educação Ambiental, Autismo

Resumo

Este estudo relata os resultados de um projeto de extensão com o uso de uma horta escolar como ferramenta de Educação Ambiental (EA) para crianças e jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA). O projeto envolveu 129 participantes autistas em 8 visitas à horta. A avaliação dos resultados foi conduzida em duas etapas: uma conversa com a coordenadora e a psicóloga da instituição parceira, seguida pelo preenchimento de uma ficha de avaliação pelos trabalhadores da instituição. Os relatos destacaram melhorias na interação social, comportamento e emoções dos participantes, além dos ganhos educacionais, evidenciando o impacto positivo das hortas escolares no contexto educativo e terapêutico para jovens com TEA.

Biografia do Autor

  • Anderson Bertoldi, Instituto Federal de Santa Catarina

    Anderson Bertoldi é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor de Língua Portuguesa e Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina, vem desenvolvendo ações de extensão com alunos do curso de Engenharia Elétrica do campus Jaraguá do Sul – Rau desde 2018. Seus interesses de pesquisa envolvem o letramento científico de crianças e a formação de professores para o trabalho com educação científica de crianças. No curso de Engenharia Elétrica, trabalha com a unidade curricular de Comunicação e Expressão, desenvolvendo com os discentes projetos de extensão em eletricidade para crianças. É coordenador de extensão do campus Jaraguá do Sul – Rau.  

Referências

ARAGÓN, L.; ORTEGA-CUBERO, I.; EUGENIO-GOZALBO, M. Are gardens useful for promoting early age science education? Evidence from analysis of children’s drawings. Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education, v. 19, n. 4, e2320, 2023.

BARREIROS, A. O.; FARIAS, L. A. Hortas escolares: potencialidades, desafios e novas perspectivas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 30-46, 2024.

BEZOLD, C. P. et al. The Association Between Natural Environments and Depressive Symptoms in Adolescents Living in the United States, The Journal of adolescent health, v. 62, n. 4, p. 488-495, 2018.

CEREALI, M.; WIZIACK, R. C. Hortas em espaços urbanos como ferramenta de Educação Ambiental, segurança alimentar e qualidade de vida, Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 473-488, 2021.

DUARTE, C. P. et al. Diagnóstico e intervenção precoce no transtorno do espectro do autismo: relato de um caso. In: CAMINHA, V. L. et al. (Org.) Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.

ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: WITTROCKK, M. (Ed.). Handbook of Research on Teaching, 3rd. New York: MacMillan, 1986, p. 119-161.

FRIEDMAN, S. et al. A new adventure’: a case study of autistic children at Forest School, Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v. 24, n. 2, p. 202-218, 2024.

KIM, S.; PARK, S.; SON K. Improving peer relations of elementary school students through a school gardening program, HortTechnology, v. 24, n. 2, p. 181-187, April 2014.

LI, D. et al. Exposure to nature for children with autism spectrum disorder: Benefits, caveats, and barriers, Health & place, v. 55 p. 71-79, Jan. 2019.

MADZIA, J. et al. Residential greenspace association with childhood behavioral outcomes, The Journal of pediatrics, v. 207, p. 233-240, 2019.

MENNIS, J.; MASON, M.; AMBRUS, A. Urban greenspace is associated with reduced psychological stress among adolescents: A Geographic Ecological Momentary Assessment (GEMA) analysis of activity space, Landscape and Urban Planning, v. 174, p. 1-9, 2018.

OLIVEIRA, P. L. de; SOUZA, A. P. R. de. Terapia com base em integração sensorial em um caso de Transtorno do Espectro Autista com seletividade alimentar. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 30, p. e2824, 2022.

OXENHAM, E.; KING, A. D. School Gardens as a Strategy for Increasing Fruit and Vegetable Consumption, Journal of Child Nutrition and Management, v. 34, n. 1, Spring 2010.

PEREIRA, B. F. P.; PEREIRA, M. B. P.; PEREIRA, F. A. A Horta escolar: Enriquecendo o ambiente estudantil Distrito de Mosqueiro-Belém/PA, Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 7, n. 1, p. 29-36, 2012.

POLLIN, S.; RETZLAFF-FÜRST, C. The School Garden: A Social and Emotional Place, Frontiers in Psychology, v. 12, 567720, April 2021.

RAMOS, C. A. et al. Horta escolar: uma alternativa de Educação Ambiental, Alcântara (MA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 228-247, 2018.

TARGINO, K. D.; TABOSA, W. A. F. Sustentabilidade ambiental: horta escolar como ferramenta pedagógica, Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 117-132, 2024.

VOLKMAR, F. R.; WIESNER, L. A. Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2019.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BERTOLDI, Anderson. Explorando a Educação Ambiental por meio da horta escolar: estratégias inclusivas para alunos autistas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 20–32, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19252. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19252. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-07-31
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01