EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: VISITAS TÉCNICAS AO ZOOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19198

Palavras-chave:

Fauna Silvestre;, Meio Ambiente;, Pertencimento ao Meio.

Resumo

O Programa Pequenos Exploradores: uma aventura no zoológico, é desenvolvido pelos professores do município de Toledo-PR e tem como objetivo promover reflexão sobre conservação da biodiversidade, função ecológica dos zoológicos e despertar sentimento de pertença ao meio ambiente. Em 2024, o programa atendeu 85 professores e 1.491 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais, em visita técnica ao zoológico municipal de Cascavel-PR. O programa abordou de forma interdisciplinar temas como desmatamento e tráfico de animais silvestres ligados à perda da biodiversidade. Tal programa promove nas escolas ações inovadoras para que os alunos compreendam a relevância de conhecer e cuidar da fauna e flora brasileiras.

Biografia do Autor

  • Sandra Ines Reisdorfer Kopeginski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo, (2023). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial em Transtornos do Esprectro Autista pela Faculdade UniBF, (2021). Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, (2014). Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Toledo, (2007). Pós-Graduação Lato Sensu em História da Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel, (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense Campus de Toledo, (2003). Professora concursada da Prefeitura Municipal de Toledo desde 2006, lotada na Secretaria da Educação - Escola Municipal Olivo Beal. Como professora atua com turmas de alfabetização e letramento e com o componente de Ciências no Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Desenvolve projetos com o tema Alimentação Saudável e Nutricioanal e de Educação Ambiental. Estes trabalhos renderam vários Prêmios regionais e nacionais e o reconhecimento da comunidade toledana com agraciamento de quatro Moções de Aplausos oferecidos pela Câmara de vereadores de Toledo-Pr. Atualmente é Coordenadora pedagógica de Ciências e Educação Ambiental na Secretaria Municipal da Educação de Toledo. Ministra cursos de formação para professores. Coordenou o grupo de estudos que elaborou o Componente Curricular de Ciências para a Proposta Pedagógia Curricular da rede Municipal de Ensino de Toledo. Suplente no Conselho Municipal do Meio Ambiente. Gestora Ambiental municipal junto a Itaipu Binacional. Membro do Coletivo Educador Ambiental. Membro do GEPECIA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais). Membro do GEPIEC (Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências.

  • Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (1985) e mestrado em Educação pela mesma universidade (1999), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, USP (2010) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ (2015). Atuou por 22 anos no curso de Química Licenciatura, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Campus de Toledo. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático, PPGECEM, Unioeste, Campus de Cascavel. Coordena a linha de pesquisa "Comunicação científica em espaços de educação: natureza da ciência, discurso e abordagens didáticas interativas para o ensino" do Grupo de Estudos, Pesquisa e Investigação em Ensino de Ciências (GEPIEC), Unioeste, Campus de Toledo. Responsável pela seção "Conceitos científicos em destaque" da Revista Química Nova na Escola da Sociedade Brasileira de Química, SBQ. É bolsista Sênior da Fundação Araucária/Paraná.Temas de pesquisa: Ensino de Ciências e Química, educação ambiental, divulgação científica, Teoria sociocultural de Vigotski, discurso da ciência em Bakhtin, Ensino por investigação, Formação de professores de Ciências, Ensino de ciências para crianças, Fotografia científica didática, História da Ciência.Autora do livro: Divulgação Científica: Diálogos com o Ensino de Ciências.Organizadora dos livros: Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades; Recursos, metodologias e pesquisa no Ensino de Ciências e Química; A Ciência nos filmes de ficção científica; Manual COMQUIMICA das crianças;Manual COMQUIMICA das crianças II;Divulgação Científica: reflexões para o Ensino de Ciências;Organizadora de E-book: Pelos caminhos da Ciência em Toledo.

  • Carla Michelon Ribeiro, Prefeitura Municipal de Toledo Paraná

    Formou-se em Geografia - Licenciatura Plena e possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como professora na Prefeitura Municipal de Toledo, onde atualmente exerce a função de Coordenadora de Geografia na Secretaria da Educação de Toledo (PR).

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

KOPEGINSKI, Sandra Ines Reisdorfer; CUNHA, Marcia Borin da; RIBEIRO, Carla Michelon. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: VISITAS TÉCNICAS AO ZOOLÓGICO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 704–714, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19198. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19198. Acesso em: 16 jul. 2025.