PROPOSTA DO USO DO PIKMIN BLOOM NA VALORIZAÇÃO DAS PRAÇAS EM PONTA GROSSA, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19164

Palavras-chave:

Áreas verdes urbanas, Ensino não-formal, Jogo eletrônico

Resumo

A cidade de Ponta Grossa, Paraná, apresenta uma grande quantidade de áreas verdes, cuja recorrência de atos de vandalismo e poluição são comumente anunciadas. Visando promover a sensibilização acerca da importância da preservação desses locais, em especial das praças, o presente trabalho objetivou apresentar uma proposta da inserção da Educação Ambiental fomentada pelo jogo eletrônico Pikmin Bloom. O jogo apresenta a relação com os seres Pikmin, que crescem através da quantidade de passos dados pelo jogador. Através de pontos de flores gigantes, comumente encontradas em praças, o jogador pode obter recompensas. Ponderando sobre isso, visou-se seu uso para promover a valorização destas áreas.

Referências

ALMEIDA, Luiz Fernando Rolim de; BICUDO, Luiz Roberto Hernandes; BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Educação Ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 121-132, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bqBHCtLW3ttGvz3Tqwc64sK/. Acesso em: 5 jul. 2024.

CARVALHO, Rodrigo Guimarães de; SOARES, Ilton Araújo; PAIVA, Ana Carla de Queiroz; FERREIRA FILHO, Joilson Marques. Importância das Áreas Verdes Urbanas no Contexto da Pandemia da Covid-19: Estudo no Parque Municipal Maurício de Oliveira –Mossoró – Rio Grande do Norte. Revista Geografia Acadêmica, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 24–37, 2022. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rga/article/view/7340. Acesso em: 5 jul. 2024.

EURICH, Zíngara Rocio dos Santos. As praças da cidade de Ponta Grossa-PR: arborização urbana, infraestrutura e distribuição espacial. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território: Sociedade e Natureza) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.

GEUS, Michelle de. Enfoque D’P: Estamos bem de praças? Revista D’Ponta, 16 abr. 2023. Disponível em: https://dpontanews.com.br/pontagrossa/enfoque-dp-estamos-bem-de-pracas/. Acesso em: 5 jul. 2024.

Guia de pais e responsáveis da Niantic. Niantic Labs, 2024. Disponível em: https://nianticlabs.com/parents. Acesso em: 5 jul. 2024.

MARIA, Tamara Botelho; GERMANO, Aline Delfino; BRUN, Flavia Gizele König; AMARAL, Anelize Queiroz. Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos – PR. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 31, n. 2, p. 215-229, 2014. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/remea/article/view/4704/3090. Acesso em: 5 jul. 2024.

Meio Dia Paraná. Moradores reclamam de condições de parques e praças em Ponta Grossa. Globoplay, 1 fev. 2023. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11329694/. Acesso em: 5 jul. 2024.

MULFAIT, Vittória. Para quem é esse espaço público? Periódico UEPG, Redação de mídia integrada, 17 ago. 2023. Disponível em: https://periodico.sites.uepg.br/index.php/todas-as-noticias/3311-para-quem-e-esse-espaco-publico. Acesso em: 5 jul. 2024.

Nintendo. Pikmin™ Bloom. Site Oficial da Nintendo para Brasil, 2021. Disponível em: https://www.nintendo.com/pt-br/store/products/pikmin-bloom-mobile/. Acesso em: 5 jul. 2024.

OLIVEIRA, Tânia Peres de; PEIXOTO, Fabio Alvarenga. Educação Ambiental não formal na praça sob a ótica da Geografia. Geofronter, Campo Grande, n. 4, v. 4, p. 154-167, 2018. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/2979. Acesso em: 5 jul. 2024.

SANTIAGO, Abinoan. Vandalismo em academias ao ar livre gera prejuízo de R$ 160 mil à Prefeitura de Ponta Grossa. Prefeitura de Ponta Grossa, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/44883. Acesso em: 5 jul. 2024.

SARTORI, Millena. Prefeitura inaugura praça construída com materiais reaproveitados. Prefeitura de Ponta Grossa, 9 mai. 2018. Disponível em: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/39385. Acesso em: 5 jul. 2024.

SCHELEDER, Renata Bugança; PONTAROLO, Edilson. Potencialidades de práticas em Educação Ambiental crítica no ensino fundamental por meio dos parques públicos urbanos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 17, n. 6, p. 80-98, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12892. Acesso em: 5 jul. 2024.

Pikmin Bloom. Conheça os Pikmin. Site oficial do Pikmin Bloom, 2021. Disponível em: https://pikminbloom.com/pt_br/. Acesso em: 5 jul. 2024.

Pikmin Bloom Help Center. Supported Devices (Android). Niatic HelpShift, 2024. Disponível em: https://niantic.helpshift.com/hc/en/23-pikmin-bloom/faq/2863-supported-devices-android/. Acesso em: 5 jul. 2024.

Pikmin Bloom Help Center. Supported Device (iOS). Niatic HelpShift, 2023. Disponível em: https://niantic.helpshift.com/hc/en/23-pikmin-bloom/faq/2863-supported-devices-android/. Acesso em: 5 jul. 2024.

PINHEIRO, Yvo Yuri Ferreira; MENDES, Claudionor Silva; CARMO, Cláudio Wesley Diniz do; CAVALCANTE, Raimundo Nonato Barbosa; LIMA, Cássio Gomes de; PESSOA, Taciano. Áreas Verdes Urbanas: uma Abordagem Disciplinar no Âmbito da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), São Paulo, v. 19, n. 3, p. 248–265, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15998/12487. Acesso em: 5 jul. 2024.

PONTA GROSSA. Prefeitura inaugurou Programa Parques e Praças neste domingo (26). Prefeitura de Ponta Grossa, 27 set. 2021. Disponível em: https://pontagrossa.pr.gov.br/node/48768. Acesso em: 5 jul. 2024.

QUEIROZ, Dulcina; EURICH, Zíngara Rocio Santos; CARVALHO, Silvia Méri. Espaços livres em Ponta Grossa-PR: mapeamento e quantificação. Boletim de Geografia, v. 33, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/31917. Acesso em: 5 jul. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

DALZOTO MAZZUTTI, Rafael; DALZOTO MAZZUTTI, Gabriela; NASCIMENTO, Sthephany Larissa; VALENTIM, Mariana Isabeli; ORTH RITTER ANTIQUEIRA, Lia Maris. PROPOSTA DO USO DO PIKMIN BLOOM NA VALORIZAÇÃO DAS PRAÇAS EM PONTA GROSSA, PARANÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 600–611, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19164. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19164. Acesso em: 13 dez. 2025.