O currículo Verde: uma discussão sobre a inserção do meio ambiente nas grades curriculares dos cursos de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Vanessa Marcondes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Joel Araujo Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1909

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental, Cursos de Graduação, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a forma como os conteúdos sobre a questão ambiental estão inseridos nos currículos dos cursos de graduação voltados para a área ambiental, ministrados nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi a análise documental e entrevistas com os coordenadores de cursos. A percepção do meio ambiente predominante nesses cursos é naturalista e/ou antropocêntrica. A maioria das disciplinas dos currículos dos cursos possui enfoque técnico e naturalista. Quase não se percebe disciplinas voltadas para a área social. Os debates e discussões sobre a conjuntura dos cursos quase não acontecem e quando estes acontecem se dão sempre entre profissionais das mesmas áreas de atuação. Dessa forma, a educação ambiental se apresenta de forma acrítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Marcondes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental (PGCA - UFF). Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS - UFRJ).

Joel Araujo, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Geografo (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA) da UFF. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

30-09-2015

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-04-27
Aceito: 2015-09-02
Publicado: 2015-09-30

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.