O currículo Verde: uma discussão sobre a inserção do meio ambiente nas grades curriculares dos cursos de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Vanessa Marcondes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Joel Araujo Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1909

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental, Cursos de Graduação, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a forma como os conteúdos sobre a questão ambiental estão inseridos nos currículos dos cursos de graduação voltados para a área ambiental, ministrados nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi a análise documental e entrevistas com os coordenadores de cursos. A percepção do meio ambiente predominante nesses cursos é naturalista e/ou antropocêntrica. A maioria das disciplinas dos currículos dos cursos possui enfoque técnico e naturalista. Quase não se percebe disciplinas voltadas para a área social. Os debates e discussões sobre a conjuntura dos cursos quase não acontecem e quando estes acontecem se dão sempre entre profissionais das mesmas áreas de atuação. Dessa forma, a educação ambiental se apresenta de forma acrítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Marcondes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental (PGCA - UFF). Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS - UFRJ).

Joel Araujo, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Geografo (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PGCA) da UFF. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

Souza, V. M. de, & Araujo, J. (2015). O currículo Verde: uma discussão sobre a inserção do meio ambiente nas grades curriculares dos cursos de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(3), 147–163. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1909

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-04-27
Aceito: 2015-09-02
Publicado: 2015-09-30