EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DOS SISTEMAS TRADICIONAIS DE ERVA-MATE: O CASO DE INÁCIO MARTINS-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19075

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Patrimonial, Erva-Mate.

Resumo

A relação histórica entre os produtores tradicionais de erva-mate sombreada e a floresta de araucária contribuiu para a preservação desses remanescentes como importante patrimônio cultural e biológico. O artigo discute os principais resultados do projeto “Educação Ambiental no Contexto dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-Mate: Valorização Cultural e Produção Socioeconômica da Agricultura Familiar em Inácio Martins” e quais foram os principais desafios e potencialidades das ações de reconhecimento e valorização desses sistemas. Concluímos que os sistemas tradicionais e agroecológicos de produção de erva-mate, enquanto patrimônio histórico e cultural, podem subsidiar processos de educação ambiental.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

SIQUEIRA, Murilo Carlos; CARVALHO, Alessandra Izabel de; NIMMO, Evelyn Roberta; LAVERDI, Robson; GARCIA, Ana Flávia Barboza; JACOPETTI, Ana Clara Imianoski. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DOS SISTEMAS TRADICIONAIS DE ERVA-MATE: O CASO DE INÁCIO MARTINS-PR. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 134–144, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19075. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19075. Acesso em: 13 dez. 2025.