BIODIVERSITY AT SCHOOL PROJECT: PERSPECTIVES ON SCIENTIFIC PRODUCTION WITH A FOCUS ON CITIZEN SCIENCE AND ENVIRONMENTAL MONITORING AIMED AT ENVIRONMENTAL EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19045

Keywords:

Brazilian Biodiversity Information System, Citizen Research, Nature Conservation

Abstract

The characteristics of Citizen Science research focusing on environmental monitoring and interest in scientific outreach for Environmental Education are analyzed, distributed across theses and dissertations, considering the Brazilian Biodiversity Information System. A qualitative and bibliographic approach is adopted. Descriptors were defined for searching the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Fifteen studies were analyzed, grouped into five categories. It was found that there is a scarcity of data generated on the addressed topic, which reflects limited impact on the formulation of public policies aimed at mitigating environmental issues.

References

ALMEIDA, Paolla dos Santos. Engajamento de voluntários em projeto de ciência cidadã para o monitoramento da interação planta-visitante. Orientadora: Blandina Felipe Viana. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores, 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2010.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade. Educação ambiental em unidades de conservação: ações voltadas para comunidades escolares no contexto da gestão pública da biodiversidade. Brasília: WWF –Brasil, 2016.

BRASIL. Portaria Nº 6.223, de 29 de novembro de 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/ 52994887. Acesso em: 15 abr. 2024.

CIVIS. A ciência construída por meio da colaboração entre todos. 2024. Disponível em: https://civis.ibict.br/pt-br/#:~:text=A%20Ci%C3%AAncia%20 Cidad%C3%A3%20%C3%A9%20uma,import%C3%A2ncia%20social%2C%20ambiental%20e%20territorial. Acesso em: 22 abr. 2024.

COSTA, Mikaelle Kaline Bezerra da. Acidentes ofídicos em região semiárida potiguar: epidemiologia, etnozoologia e divulgação científica como subsídios à prevenção de acidentes e conservação de espécies. Orientadora: Eliza Maria Xavier Freire. 2019. 136 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2019

EUROPEN COMMISSION. Commission Staff Working Document: best practices in citizen science for environmental monitorin, Brussels, 2020.

FIOCRUZ. Ciência aberta na FIOCRUZ. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/ciencia-aberta. Acesso em: 22 abr. 2024.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

FRANÇA, Juliana Silva. Monitoramento participativo com estudantes de ensino básico em bacias hidrográficas urbanas. Orientador: Marcos Callisto. 2019. 226 f. Tese (Doutorado em Ecologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, 2019.

HOSOMI, Glenda Jacqueline Pisetta. O ensino na trilha de uma unidade de conservação: uma análise na perspectiva da teoria antropológica do didático. Orientadora: Martha Marandino. 2020. 299 f. Dissertação (Metrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, Pós- Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2020.

INATURALIST. O que é iNaturalist? 2024. Disponível em: https://www.inaturalist.org/pages/about. Acesso em: 30 abr. 2024.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.

MATTA, Caroline Rodrigues da; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em educação ambiental sobre as sociedades sustentáveis? Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 19, n. 2, p. 108-119, maio/ago. 2014.

MELLO, Amanda Carolina de. Elaboração e implementação de um roteiro de visita “Cerrado na UFSCar – Parque Ecológico de São Carlos” com abordagem integrada da conservação da fauna. Orientadora: Mayla Willik Valenti. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Conservação da Fauna), Universidade Federal de São Paulo Pós-Graduação em Conservação da Fauna, 2019.

NUNES, Gabrielle Abreu. Monitoramento ambiental por meio da ciência cidadã em cavernas de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Orientador: Victor Eduardo Lima Ranieri. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) – Universidade de São Paulo, Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2021.

PEDRO, Terezinha Maciel da Rosa. A educação ambiental e participação cidadã como cultura ambiental no contexto escolar do município de Lindoeste-PR. Orientador: Silvio Cezar Sampaio. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, 2022.

PEREIRA, Newton Antas. Educar para a preservação ambiental: um estudo sobre a qualidade das águas do rio Ipojuca – PE. Orientadora: Edenia Maria Ribeiro do Amaral. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pós-Graduação em Ensino de Química, 2020.

RABELO, Mariana Azevedo. (Re) conhecimento e uso de formigas na gestão de áreas protegidas: interações ecológicas e socioambientais na conservação. Orientadora: Carla Rodrigues Ribas. 2021. 155 f. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada) – Universidade Federal de Lavras, Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, 2021.

RAMOS NETO, Heraldo. Biodiversidade em crise: extinções, invasões e homogeneização biótica no Antropoceno. Orientadora: Rosana Tidon. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2019.

RIBEIRO, Tatiana Dunshee de Abranches Guillon. O potencial da divulgação científica pelo modelo dialógico de engajamento público no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Orientadora: Luisa Maria Gomes Mattos Rocha. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica) – Fundação Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, 2020.

ROQUE, Beatriz de Franca. Mapeamento da macrófita invasora Hedychium coronarium J. Köenig (Zingiberaceae) e como a Ciência Cidadã contribui para o registro desta espécie no estado de São Paulo. Orientadora: Dalva Maria da Silva Matos. 2023. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, 2023.

ROSA, Marina Comerlatto da. Sustentabilidade e escola: relações entre Unidades de Conservação e o ensino de Ciências e Biologia. Orientadora: Lia Maris Orth Ritter Antiqueira. 2023. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana, 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SIBBR (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira). Disponível em: https://www.sibbr.gov.br/. Acesso em 10 abr. 2024.

SILVA, Allyson Felipe da. Os museus de ciências como espaço da Educação Ambiental: um estudo de caso do museu Parque da Ciência Newton Freire Maia. Orientador: Leonir Lorenzetti. 2020. 148 f. Dissertação (Metrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, 2020.

SILVA, Aline Miranda de. Projeto Lagoa Paulino: o estudo de suas condições ecológicas através de uma abordagem investigativa. Orientadora: Paulina Maria Maia Barbosa. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Ensino de Biologia, 2019.

SILVA, Henrique Mendes da. Práticas de Educação Ambiental para a conservação do córrego Pamplona em Vazante-MG: uma abordagem investigativa no Ensino de Ecologia. Orientadora: Cristiane Rodrigues Menezes Russo. 2020. 242 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade de Brasília, Pós-Graduação em Ensino de Biologia, 2020.

SILVA, Helena Paula de Barros; SILVA, Rafaela Santana da; SILVA, Alyne Dayane Alves da; SANTANA, Raniel Marcelo de; BASTOS, Priscila Félix; PARENTE, Luciana Rachel Coutinho. Monitoramento ambiental: uma alternativa facilitadora para o ensino da educação ambiental na cidade de Nazaré da Mata–PE. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 16, n. 8. 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/ clcs/article/view/1445/946. Acesso em: 18 abr. 2024.

SILVA, Karin Cristina da. Conheça iniciativas de Ciência Cidadã. 2024. Disponível em: https://picce.ufpr.br/conheca-iniciativas-de-ciencia-cidada/. Acesso em: 30 abr. 2024.

SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WMXKtTbHxzVcgFmRybWtKrr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2024.

UNEP (United Nations Environment Programme). O potencial inexplorado da ciência cidadã para monitorar andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 11 out. 2019. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/story/o-potencial-inexplorado-da-ciencia-cidada-para-monitorar-andamento-dos. Acesso em: 18 abr. 2024.

Published

2024-09-18

How to Cite

COMERLATTO DA ROSA, Marina; DOS SANTOS, Everaldo; BARBOSA PELISSARI, Lucas; DE FÁTIMA SILVEIRA JAMMAL PADILHA, Rosana. BIODIVERSITY AT SCHOOL PROJECT: PERSPECTIVES ON SCIENTIFIC PRODUCTION WITH A FOCUS ON CITIZEN SCIENCE AND ENVIRONMENTAL MONITORING AIMED AT ENVIRONMENTAL EDUCATION. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 19, n. 7, p. 70–83, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19045. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19045. Acesso em: 13 dec. 2025.