INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19041

Palavras-chave:

Biologia da Conservação, Educação Ambiental, Ensino, Ludicidade

Resumo

O presente texto trata-se de um recorte de um projeto de extensão e visa apresentar alternativas para a inclusão da Educação Ambiental no contexto escolar encontradas durante o seu desenvolvimento. O projeto tem como foco as Estações Ecológicas e, portanto, um dos aspectos que foi considerado relaciona-se com os serviços ecossistêmicos (SE), que estão sendo ameaçados por conta da degradação ambiental. Dessa forma, foram criadas oficinas ecopedagógicas que buscaram problematizar as vivências dos territórios trabalhados, auxiliando na discussão acerca dos SE. As oficinas apresentam potencial para a inserção de discussões de âmbito socioambiental nas escolas, visando o despertar crítico dos alunos.

Referências

ANDRADE, Daniel Caixeta; ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Serviços ecossistêmicos e sua importância parao sistema econômico e o bem-estar humano. IE/UNICAMP, Campinas, n. 155. 2009.

ANDRAUS, Lourdes Maria Silva; MINAMISAVA, Ruth; BORGES, Ida Kuroki; BARBOSA, Maria Alves. Primeiros Socorros para crianças: relato de experiência. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 220-225, 2005.

ANDRESEN, Ellen; LEVEY, Douglas. Effects of dung and seed size on secondary dispersal, seed predation, and seedling establishment of rain forest trees. Oecologia, v. 139, p. 45-54, 2004.

BARRENA, José; NAHUELHUAL, Laura; BÁEZ, Andrea; SCHIAPPACASSE, Ignacio; CERDA, Claudia. Valuing cultural ecosystem services: Agricultural heritage in Chiloé island, Southern Chile. Ecosystem Services, v. 7, p. 66–75, 2014.

BRASIL. Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999.

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Brasília, 2000.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 2012.

CALGARO, Cleide; SOBRINHO, Liton Lanes Pilau. Sustentabilidade e os problemas socioambientais na sociedade consumo centrista. Revista da Faculdade de Direito UFMG. Belo Horizonte, n. 76, p. 155-181, 2020.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio; Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável: Uma perspectiva Agroecológica. Ciência e ambiente, Srta Maria-RS, v. 1. n. 27, p.153-165, 2003.

CAPRA. Fritjof. Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix. 2006.

EVANGELISTA, Larissa de Mello; SOARES, Marlon Herbert Flora Barbosa. Atividades lúdicas no desenvolvimento da Educação Ambiental. In: II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. Anais [...] Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2011.

FREITAS, Jessica Abreu de; TAVARES, Karen de Souza; NAKAYAMA, Luiza. Teatro na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anexo Pedra Branca, como ferramenta para Educação Ambiental. In: Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Participativo, 2013, Belém-PA. Anais [...] Belém, PA: Instituto de Ciências da Educação, Instituto de Ciências Biológicas e Instituo de Tecnologia, p. 15-18, 2013.

GONZÁLEZ, Montse. El aprendizaje mediante el teatro: una mirada compleja y transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (orgs). O pensar complexo na educação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2018, cap. 5, p. 211-231.

GUERRA, Rafael Angel Torquemada; GUSMÃO, Christiane Rose de Castro; SIBRÃO, Edgard Ruiz. Teatro de Fantoches: uma estratégia em educação ambiental. 2004. Disponível em: <https://docplayer.com.br/8104510-Teatro-de-fantoches-uma-estrategia-em educaçao-ambiental.html>. Acesso em: 10 mai. 2024.

HUETING, Roefie; REIJNDERS, Lucas; BOER, Bart de; LAMBOOY, Jan; JANSEN, Huib. The concept of environmental function and its valuation. Ecological Economics, v. 25, n. 1, p. 31-35, 1998.

IUCN. The IUCN Red List of Threatened Species. 2023. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/32975/2829141>. Acesso em: 10 mai. 2024.

JOBIM, Paulo Fernandes Costa; NUNES, Luciana Neves; GIUGLIANI, Roberto; CRUZ, Ivana Beatrice Manica da. Existe uma associação entre mortalidade por câncer e uso de agrotóxicos? Uma contribuição ao debate. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 277-288, 2010.

LAMIM-GUEDES, Valdir. Conservação da biodiversidade em áreas protegidas: Educação Ambiental e Serviços Ecossistêmicos. Revista Educação Ambiental em Ação. n. 47, 2021. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1751. Acesso em: 12 mai. 2024.

LANDSBERG, Florence; TREWEEK, Jo; STICKLER, Mercedes; HENNINGER, Norbert; VENN, Orlando. Weaving ecosystem services into impact assessment: a step-by-step method. Abbreviated version 1.0. World Resources Institute, 2013.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17. n. 1. p. 23 - 40. 2014.

LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.

LIZAMA, Maria de Ios Angeles Perez; CAGNI, Gilsemara dos Santos; YAMAGUCHI, Beatriz Ueda; COSIN, Raquel de Souza; PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza; REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek; ANDREAZZI, Marcia Aparecida. Sensibilização ambiental por meio do teatro de fantoches: um relato de caso. Revista Valore, v. 4, ed. Especial, p. 267-276, 2019.

LONGO, Mariana Hortelani Carneseca; RODRIGUES, Ricardo Ribeiro. Análise de serviços ecossistêmicos na Avaliação de Impacto Ambiental: proposta e aplicação em um empreendimento minerário. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 43, ed. especial, p. 103-125, 2017.

LOPES, Carla Vanessa Alves; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde Debate, v. 42, n. 117, p. 518-534, 2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (orgs). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1473-1494, 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; CUNHA, Cláudia Conceição. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Ambiente & Sociedade. Campinas, v. XI, n. 2, p. 237-253. 2008

MALAQUIAS, Januária da Fonseca; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner; SILVA, Cristina de Souza; DINIZ, Heloísa Damasceno; SANTIAGO, Maria Cristina. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 1-16. 2012.

MEA. Millenium Ecosystem Assessment, 2005. Ecosystems and Human Well-being: Synthesis. Island Press, Washington. Disponível em: http://www.millenniumassessment.org/en/Synt hesis.html. Acesso: 15 mai. 2024.

MILANO, Miguel Serediuk. Parques e reservas: uma análise da política brasileira de unidades de conservação. Revista Floresta e Ambiente, Rio de Janeiro, v. 8, p. 04 – 09, 2001.

MISE, Fábio Teruo; TRIACCA, Sarah Dall’Agnol; MATAKAS, Fernanda Gurgel; ESTEVES, Isaque Ferreira Mazzucatto; ITOH, Maria Clara; GADONSKI, Nathaly. A temática de Serviços Ecossistêmicos em projetos extensionistas de Educação Ambiental. In: XIV Encontro Anual de Extensão da Unicentro – EAEX. On-line. Anais [...]. Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2021.

MOREIRA, Josino; JACOB, Silvana; PERES, Frederico; LIMA, Jaime; MEYER, Armando; OLIVEIRA-SILVA, Jefferson; SARCINELLI, Paula; BATISTA, Darcilio; EGLER, Mariana; FARIA, Mauro V. Castro; ARAÚJO, Alberto José de; KUBOTA, Alexandre; SOARES, Mônica de O.; ALVES, Sergio; MOURA, Cláudia; CURI, Rosane. Avaliação integrada do impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana em uma comunidade agrícola de Nova Friburgo/RJ. Ciência e Saúde Coletiva, v. 7, n. 2, p. 299-311, 2002.

MUHAMAD, Dendi; HARASHINA, Koji; PARIKESIT, Pampang; GUNAWAN, Budhi; TAKEUCHI, Kazuhiko; OKUBO, Saturo. Living close to forests enhances people's perception of ecosystem services in a forest–agricultural landscape of West Java, Indonesia. Ecosystem Services, v. 8, p. 197–206, 2014.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Disponível em: <https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT4/GT4_Comunicacao/JoaoPauloTeixeiradeOliveira_GT4_integral.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2024.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 3, p. 471-495, 2007.

PARANÁ. Lei nº 17.505 de 11 de janeiro de 2013. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental e adota outras providências. Diário Oficial [do] Paraná. Curitiba, PR, 2013.

PIVOTO, Altair Sancho; RAIMUNDO, Sidnei; LIMA, Raphaella; ALVES, Alexandre Fonseca. Serviços Ecossistêmicos Culturais em áreas protegidas: uma revisão da literatura. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, v. 16, n. 1, p. 1-31. 2022.

ROZEMBERG, Brani; PERES, Frederico. Reflexões sobre a educação relacionada aos agrotóxicos em comunidades rurais. In: PERES, Frederico. (org.). É veneno ou é remédio? Agrotóxicos, saúde e ambiente. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003.

SANTOS, Marta Aline; SCHETTINO, Sofia Cerqueira; BASTOS, Isis Annielli da Hora. Educação ambiental em unidades de conservação: o caso da área de proteção Morro do Urubu. Revista Ambivalências. v. 1. n. 1. p. 40-52. 2013.

SANTOS, Anadalvo Juazeiro dos; CORSO, Néder Maciel; MARTINS, Gílson; BITTENCOURT, Eduardo. Aspectos produtivos e comerciais do pinhão no estado do Paraná. Floresta, v. 32, n. 2, p. 163-169, 2002.

SILVA, Silvana Nascimento; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. O sequestro da Educação Ambiental na BNCC (Educação Infantil – Ensino Fundamental): os temas Sustentabilidade /Sustentável a partir da Agenda 2030. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0724-1.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2024.

SIMONETTI, Susy Rodrigues; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Uso público em unidades de conservação: fragilidades e oportunidades para o turismo na utilização dos serviços ecossistêmicos. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, ano 12, n. 1, p. 173-190, 2012.

SOARES, Sônia Maria; SILVA, Líliam Barbosa; SILVA, Patrícia Aparecida Barbosa. O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 818-824, 2011.

SOUZA, Tamiris Regina Ribeiro Souza de; LAMEU, Thallyta Shigeko Kobayashi; VARGAS, Karine Bueno. Floninha e sua Turma: proposta de educação ambiental a partir do teatro de fantoches. Geografia, Literatura e Arte, v. 2, n. 1, p. 36-49, 2020.

VESENTINI, José William. A questão do livro didático no ensino da Geografia: Novos caminhos da Geografia. In: CARLOS, Ana Fani. (org.) Caminhos da Geografia. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

VIEIRA, Emerson; IOB, Graziela. Dispersão e predação de sementes da araucária (Araucaria angustifolia). In: FONSECA, Carlos Roberto; SOUZA, Alexandre; LEAL-ZANCHET, Ana Maria; DUTRA, Tânia; BACKER, Albano; GANADE, Gislene (orgs.). Floresta de Araucária: Ecologia, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2009.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

GURGEL MATAKAS, Fernanda; ISABELE BARBOSA PEREIRA, Fernanda; LEMES BATISTA, Sabrina; SURIANI AFFONSO, Ana Lucia; MASSAÊ KATAOKA, Adriana. INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ESCOLA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 30–44, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19041. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19041. Acesso em: 13 dez. 2025.