RESSONÂNCIA DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA EM CURITIBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19037

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Planejamento e Gestão Territorial, Políticas Públicas Ambientais

Resumo

Na busca pela homeostase planetária, a Educação Ambiental cumpre papel basilar no transpasse da crise civilizatória. Havendo variadas vertentes político-pedagógicas, esta pesquisa exploratória investiga qual das três macrotendências da EA brasileira (conservacionista, pragmática e crítica) ressoa de forma preponderante entre os munícipes de Curitiba. Os resultados, derivados da análise de 405 respostas, apontam que o poder público tem conseguido educar ambientalmente a população, conforme sugerem a compreensão holística de natureza, o significativo engajamento social e a identificação com a perspectiva crítica do campo social no tocante à proteção de todas as formas de vida e às problemáticas socioambientais.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

MORENO, Derliz; DENES-SANTOS, Danielle. RESSONÂNCIA DAS MACROTENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA EM CURITIBA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 167–180, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19037. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19037. Acesso em: 13 dez. 2025.