Representações, motivações e meio ambiente: um estudo de caso com estudantes de biologia

Autores

  • Luciana Aparecida Farias Universidade Federla de São Paulo, campus Diadema
  • Juliana de Oliveira Medeiros Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18967

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Maslow, Representação Social, Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a motivação de estudantes de um curso de biologia em prol do meio ambiente, a partir do estudo da relação “representação social de meio ambiente e a teoria de necessidades e motivações de Maslow”.  O corpus de dados foi produzido a partir da aplicação de questionário autoadministrado para 60 estudantes de um curso de ciências biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo.  Constatou-se o predomínio das visões antropocêntrica e naturalistas de meio ambiente em contraponto a uma visão globalizante. Este resultado indica que pode não existir uma valorização intrínseca do meio ambiente, condizente com o estágio de autorrealização segundo a teoria preconizada por Maslow.

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIAS, Luciana Aparecida; MEDEIROS, Juliana de Oliveira. Representações, motivações e meio ambiente: um estudo de caso com estudantes de biologia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 11–33, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18967. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18967. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-06-28
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01