Desafios e estratégias na Educação Ambiental do ensino médio brasileiro: uma revisão bibliográfica (2014-2023)

Autores

  • Henrique Emmanuel Cavalcante de Melo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18911

Palavras-chave:

Ensino Médio; Percepção Ambiental; Estratégias Pedagógicas; Educação.

Resumo

Esta revisão bibliográfica aborda a Educação Ambiental (EA) em escolas de Ensino Médio no Brasil, com base em artigos da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Os estudos exploram diversas dimensões da EA, destacando a percepção e o conhecimento dos alunos sobre temas como resíduos sólidos, combustíveis e solos. Os artigos investigam como os alunos percebem questões ambientais e a eficácia de programas educativos. Avaliam o conhecimento sobre gestão de resíduos e o impacto dos combustíveis, além de explorar o uso do cinema como ferramenta educativa. Propõem estratégias pedagógicas inovadoras e abordagens integradas entre EA e saúde. Os resultados revelam desafios e oportunidades na prática da EA, enfatizando a necessidade de estratégias educativas mais contextuais para promover uma consciência ambiental crítica entre os estudantes.

Referências

BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro; QUEIROZ, Jorge Leandro Aquino de; COUTINHO, Demétrios Araújo Magalhães. O impacto ambiental dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis - As concepções de estudantes do ensino médio sobre o tema. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 3, p. 299-315, 2018.

CRUZ-SILVA, Sthefany Caroline Bezerra da; MATIAS, Rosemary; ANDRADE, Luciana Paes de; FERREIRA, Eduardo de Castro. Educação Ambiental e saúde única na percepção e práticas educativas de educadores do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 1, p. 279-298, 2023.

FERREIRA, Luan Daniel Silva; CASTRO, Rosecélia Moreira da Silva. Levantamento bibliográfico - Educação Ambiental sob a perspectiva dos docentes do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 6, p. 52-68, 2021.

SILVA JUNIOR, Arnaldo Antônio da; FARIAS, Luciana Aparecida; FIGUEIREDO, Luiz Afonso Vaz de. Cinema e meio ambiente - inter-relações possíveis entre cinedebate, Educação Ambiental e abordagem CTSA. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 413-430, 2023.

LINS, Natana da Silva; TRINDADE JUNIOR, Osiel César da; NASCIMENTO, Antonia Gomes do. Educação Ambiental na introdução à química no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 220-239, 2021.

MANICA, Everton Josué; JOHANN, Liana. Avaliação do conhecimento de alunos do ensino médio sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 4, p. 74-86, 2019.

MARQUES, Welington Ribeiro Aquino; RIOS, Diego Lisboa; ALVES, Kerley dos Santos. A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 2, p. 527-545, 2022.

MORAIS, Enoque Gomes de; MORAIS, Mayelle Wagner Silva de. Percepção ambiental sobre solos e sua interação na paisagem por estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 3, p. 400-412, 2023.

PEREIRA, Graciane Regina; ZUCCHI, Daniela; JUNIOR, Eraldo Isidio Pereira; LANSER, Rafael Ademar. Desenvolvimento de propostas pedagógicas para Educação Ambiental de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 2, p. 260-276, 2023.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

MELO, Henrique Emmanuel Cavalcante de. Desafios e estratégias na Educação Ambiental do ensino médio brasileiro: uma revisão bibliográfica (2014-2023). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 260–268, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18911. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18911. Acesso em: 16 jul. 2025.