Percepção dos usuários do Parque Ecológico “João Domingos Coelho”, Assis (SP), quanto ao meio ambiente e aves, antes e após a implantação de placas informativas da avifauna local

Autores

  • Giovanna Frederici de Mello Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, Sorocaba, SP
  • Admilson Írio Ribeiro Unesp- Instituição Júlio de Mesquita Filho- Campus Sorocaba
  • Solange Bongiovanni Unesp- Instituição Júlio de Mesquita Filho- Campus Assis

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1891

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Avifauna.

Resumo

A presente pesquisa traça o perfil dos usuários do Parque Ecológico “João Domingos Coelho” – Assis, SP, analisando a percepção a respeito de meio ambiente e da avifauna local, anteriormente a implantação de placas informativas e, posteriormente à fixação das mesmas contendo a descrição de hábitos alimentares, distribuição das espécies, nome cientifico e popular, ressaltando a importância da Educação Ambiental em parques. Foi aplicado um questionário, antes e após a implantação das placas, os dados foram analisados estatisticamente, concluindo que a observação de aves, assim como placas informativas são ferramentas didáticas e pedagógicas muito eficazes aos anseios educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Admilson Írio Ribeiro, Unesp- Instituição Júlio de Mesquita Filho- Campus Sorocaba

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1994). Doutorado e mestrado em Engenharia Agricola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba, onde atua como pesquisador em sistemas agroambientais com enfase em mecanização, utilização de resíduos na agricultura, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais.

Solange Bongiovanni, Unesp- Instituição Júlio de Mesquita Filho- Campus Assis

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984) e mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Doutorado na área de Geologia Regional (2008)pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Rio Claro. Desde 1992 trabalha como docente junto ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis, ministrando disciplinas para os cursos de Ciências Biológicas, Biotecnologia e Engenharia Biotecnológica. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, monitoramento ambiental de águas , resíduos sólidos, coleta seletiva e recuperação ambiental.

Downloads

Publicado

27-09-2015

Como Citar

Mello, G. F. de, Ribeiro, A. Írio, & Bongiovanni, S. (2015). Percepção dos usuários do Parque Ecológico “João Domingos Coelho”, Assis (SP), quanto ao meio ambiente e aves, antes e após a implantação de placas informativas da avifauna local. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(3), 177–199. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1891

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-03-06
Aceito: 2015-09-02
Publicado: 2015-09-27