Educação Ambiental na formação de professores: artigos publicados na RevBEA

Autores

  • Maria Regina Alves Gomes Universidade Federal de São Paulo
  • Marcella Eduarda Ruiz Universidade Federal de São Paulo
  • Livia Santos Lourenço da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18902

Palavras-chave:

Formação de Professores; Educação Ambiental; Estratégias Pedagógicas.

Resumo

 

A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo o levantamento e análise de artigos que tratam sobre a temática da Educação Ambiental (EA) na formação de professores, observando todos os fatores participativos no processo de sensibilização para uma Educação Ambiental efetiva, a formação de professores tem um papel essencial, sendo o momento em que compreendem e concebem a EA. Os 14 artigos selecionados para a análise estão presentes na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) e presentes permeiam as diversas óticas que envolvem a Educação Ambiental na formação de professores. Para isso, os artigos foram separados em três categorias: a) Formação de professores para Educação Ambiental, que engloba 6 artigos; b) Concepções, vivências e perspectivas de professores ou futuros professores, que engloba 4 artigos; c) Estratégias pedagógicas, que engloba 4 artigos. A análise revela a importância de integrar a EA de forma interdisciplinar no currículo escolar, promover a formação continuada dos educadores e explorar estratégias pedagógicas inovadoras e práticas para fortalecer a conscientização e o engajamento ambiental dos futuros cidadãos.

Referências

ALBERTO, H. M. R.; VARGAS, I. A. DE. Do caminho das pedras à busca de um trabalho coletivo: formação de educadores ambientais na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n 3, pp.163-178, 2020.

ALMEIDA, Jacqueline Praxedes. Formação docente para a promoção da Educação Ambiental: o caso de uma escola estadual em Maceió (AL). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 8, n 1, pp.114-129, 2013.

ARNHOLDT, B. M. F.; MAZZARINO, J. M. Formação continuada de professores de educação infantil em Educação Ambiental vivencial: a exploração dos pátios das escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n.7, pp.134-154, 2020.

AZZARI, Rachel; DE OLIVEIRA, Sandra Aparecida. Educação Ambiental – De Onde Veio e Para Onde Vamos? 21 de fevereiro de 2022.

BENTO, J.; GONZALEZ, A. C.; NICOSKI, R.; CARNITTO, I. Integração de conteúdos de Educação Ambiental na formação de professores. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n.5, pp.342-355, 2021.

BURATTI, J.; FACHINETTO, J. M.; FERNANDES, S. B. V.; CENCI, D. R.; BIANCHI, V.; SCHIRMER, J.; MOURA, A. Vivências socioambientais para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n.3, pp.288-300, 2021.

COELHO, Y. C.; PONTES, A. N. Professores de ciências em formação e a Educação Ambiental: vivências e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.13, n.2, pp.121-136, 2018.

DECLARAÇÃO, DE TBILISI. Tblisi. In: Conferência intergovernamental sobre Educação Ambiental aos países membros. 1977.

FREITAS, M. C. C.; FILHO, S. C. F. P.; FREITAS, A. C. G. Percepções sobre a formação de professores de ciências voltadas à Educação Ambiental: com a palavra os egressos do curso de ciências naturais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.16, n.6, pp.414-435, 2021.

LOPES, T. S.; ABÓLIO, F. J. P. Concepções de Educação Ambiental de Professores/as em Formação: Uma Análise em Licenciaturas da UFPB. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n. , p. 124-155, 2023.

MARQUES, M. DE C. P.; MAZZARINO, J. M.; DAMASCENO, M. S. Formação de professores em Educação Ambiental a partir das hortas escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.17, n.6, pp.115-133, 2022.

MONTEIRO, J. A.; GONÇALVES, L. V.; JUNIOR, A. F. N. Práticas pedagógicas de Educação Ambiental em diálogo com a arte: contribuições na formação de professores de ciências e biologia Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.15, n.1, pp.277-287, 2020.

MORO, C. F. S.; GUERIN, C. S.; COUTINHO, C. Gestão Ambiental na escola: estratégias pedagógicas para formação docente e discente. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.12, n.2, pp.184-198, 2017.

MOURA, W. A. L. DE; BONZANINI, T. K. Desafios socioambientais e o papel da formação continuada de professores em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.19, n.1, pp.426-436, 2024.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

GOMES, Maria Regina Alves; RUIZ, Marcella Eduarda; SILVA, Livia Santos Lourenço da. Educação Ambiental na formação de professores: artigos publicados na RevBEA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 231–242, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18902. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18902. Acesso em: 17 jul. 2025.