A abordagem de mudanças climáticas na educação básica e os desafios emergentes da Educação Ambiental

Autores

  • Maria Eduarda Sousa Yamashita Universidade Federal de São Paulo
  • Mariane Pereira Coelho Universidade Federal de São Paulo
  • Anderson Jesus dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Vinicius Sales Messias Universidade Federal de São Paulo
  • Natacha Suelen de Lucena Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18901

Palavras-chave:

Clima, Mudanças Climáticas; Educação Ambiental; Ensino Básico.

Resumo

As mudanças climáticas é um tema recorrente nas discussões e produções políticas, educacionais e científicas. No contexto brasileiro o setor agropecuário se destaca como um dos principais emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE), possuindo potencial para contribuir significativamente na redução dessas emissões. Nesse sentido, a Educação Ambiental emerge como uma ferramenta crucial para enfrentar esse desafio, promovendo conscientização e engajamento da sociedade. A adaptação da abordagem da Educação Ambiental no Ensino Fundamental, juntamente com a implementação de políticas públicas direcionadas, aos principais atores do setor, se faz necessário para abrir caminhos para a redução das emissões de GEE. O presente estudo investiga e analisa através de um levantamento bibliográfico quais são as principais publicações com os termos: clima, colapso climático e mudanças climáticas na Revista Brasileira de Educação Ambiental, aprofundando-se em como a temática mudanças climáticas vêm sendo tratada no ensino básico do Brasil. A partir da análise, concluiu-se que apesar da obrigatoriedade da Educação Ambiental ser implementada na educação básica, ela não se mostra eficiente para criar nos alunos uma consciência crítica e ecológica acerca das mudanças climáticas, que é trabalhada dentro de um viés reducionista, com ausência de interdisciplinaridade e sem fomentar reflexão sobre a dimensão social e econômica do problema. Ademais, apesar das leis e políticas implementadas, notou-se que a emissão de gases do efeito estufa continua subindo em consequência da constante conversão do uso da terra no território brasileiro, influenciada por interesses políticos e econômicos.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

YAMASHITA, Maria Eduarda Sousa; COELHO, Mariane Pereira; SANTOS, Anderson Jesus dos; MESSIAS, Vinicius Sales; SILVA, Natacha Suelen de Lucena. A abordagem de mudanças climáticas na educação básica e os desafios emergentes da Educação Ambiental . Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 212–230, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18901. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18901. Acesso em: 17 jul. 2025.