Análise de produções científicas realizadas nos últimos 20 anos sobre resíduos sólidos urbanos na RevBEA

Autores

  • Erick Menezes dos Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Francielle Goncalves Teixeira Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriela Tavares Santiago Universidade Federal de São Paulo
  • José Mateus Santana Santos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18873

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, PNRS, Consciência Ambiental.

Resumo

O presente projeto é uma iniciativa da unidade curricular Educação Ambiental, da Universidade Federal do São Paulo (Unifesp), em que se propõem avaliar a relevância contextual com a qual os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) serviram de temáticas discutidas e publicadas na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) entre 2004 e 2023, de maneira a dissertar sobre como os RSU ainda continuam sendo pautas de políticas públicas negligenciadas em dimensão política, educacional e socioambiental, além de apontar avanços mínimos na literatura que, por vezes, apenas aprofunda as problemáticas do RSU, reduzindo-os aos lixos, à coleta seletiva e à consciência ambiental.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SANTOS, Erick Menezes dos; TEIXEIRA, Francielle Goncalves; SANTIAGO, Gabriela Tavares; SANTOS, José Mateus Santana. Análise de produções científicas realizadas nos últimos 20 anos sobre resíduos sólidos urbanos na RevBEA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 133–154, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18873. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18873. Acesso em: 16 jul. 2025.