Educação Ambiental no Ensino Superior: um estudo de revisão bibliográfica (2011-2024)

Autores

  • Ana Paula Borges Eloi Universidade Federal de São Paulo
  • Jamile Nadyer Lisboa Universidade Federal de São Paulo
  • Karina Alves dos Anjos Universidade Federal de São Paulo
  • Vitória Regina Ramos Bitiano Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18860

Palavras-chave:

Ensino superior;, Educação ambiental (EA), Formação Inicial, Educação

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho proposto na Unidade Curricular Educação Ambiental do Curso de graduação Licenciatura em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Campus Diadema, e tem por objetivo analisar publicações sobre a Educação Ambiental no ensino superior da Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA). Para isso, foram selecionados 45 artigos publicados no período de 2011 a 2024 que apresentassem como palavra-chave “ensino superior” ou que possuísse este cenário em seu contexto. Estes foram agrupados em eixos temáticos para que a análise fosse realizada de maneira mais efetiva. Assim, foi possível obter percepções sobre a formação de professores como educadores ambientais, a importância do uso educativo de espaços verdes e a influência de jogos pedagógicos no engajamento de estudantes a respeito da temática ambiental de maneira lúdica.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

ELOI, Ana Paula Borges; LISBOA, Jamile Nadyer; ANJOS, Karina Alves dos; BITIANO, Vitória Regina Ramos. Educação Ambiental no Ensino Superior: um estudo de revisão bibliográfica (2011-2024). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 103–122, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18860. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18860. Acesso em: 9 jul. 2025.