Perspectivas e compreensão de professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO) a respeito das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.18781

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas, Educação e Desenvolvimento Sustentável, Ecopolítica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental de Rondônia (PEEA-RO, Lei 4.611/2019) em cinco escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO). Adicionalmente, investiga as políticas públicas de Educação Ambiental em nível nacional, verificando se as práticas dessas escolas estão alinhadas ao Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (DCNEA). A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica, entrevistas com oito professores e oito gestores, interpretação de dados e análise documental, empregando a Análise Textual Discursiva (ATD) e entrevistas semiestruturadas. Foram identificadas as seguintes categorias principais: conhecimento sobre a PEEA-RO e a prática de Educação Ambiental integrada ao ProNEA e às DCNEA; abordagem sobre a PEEA-RO; avaliação da prática da Educação Ambiental no ensino médio estadual à luz do ProNEA e das DCNEA; e potencialidades e fragilidades no processo de implantação da PEEA-RO. Os resultados indicam que as diretrizes nacionais e a Política Estadual de Educação Ambiental ainda não foram plenamente implementadas no ensino médio estadual.

Biografia do Autor

  • Cleonice Ferreira de Souza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Mestra em Políticas e Gestão Educacional (Educação), pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós graduada em Direito Público, Administrativo e Constitucional, pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO. Pós graduada na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - EMERON. Pós graduada em Direito Civil e Processo pela Faculdade São Lucas. Graduação em Direito pela Faculdade de Rondônia - FARO (1999). Advogada OAB/RO 1389. Assessora Jurídica da Corregedoria Geral do Governo de Rondônia.

  • Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia - Unir

    Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular? no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia.

  • Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia - Unir

    Coordenadora e Docente do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS/Unir/EmeronTJRO/MPERO/DPERO/MPT 14 Região RO/AC). Coordenadora e docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE), Associada UNIR, Rede (EDUCANORTE), Docente do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR). É coordenadora estadual, do Programa Escola em Tempo Integral (ETI-RO). É Professora visitante no Programa de Pós-graduação Estudos em Direitos Humanos, do Ius Gentium Conimbrigae/Centro Universitário de ensino e investigação na área de Direitos Humanos, da Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra (Portugal). Pesquisadora Associada e supervisora de Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora e vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UNIR -2017-2022). É docente do curso de Direito (Campus Porto Velho/UNIR). Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

  • Zysman Neiman, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Possui pós-doutorado em Conservação Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (2024). É Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental com pesquisa em Educação Ambiental) (2007), têm passagem pelo programa de doutorado em Ciência Ambiental (2000-2004), é mestre em Psicologia (Psicologia Experimental, com ênfase em Ecologia Comportamental) (1991), Licenciado em Ciências (1986), Licenciado em Biologia (1986), e Bacharel em Ciências Biológicas (1986), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Pesquisador e Professor Titular do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Coordenador da Cátedra "Sustentabilidade e Visões de Futuro". É professor do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada - PPGAAI.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Cleonice Ferreira de; BARBA, Clarides Henrich de; ZUIN, Aparecida Luzia Alzira; NEIMAN, Zysman. Perspectivas e compreensão de professores e gestores de escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho (RO) a respeito das políticas públicas orientadoras da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 43–72, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.18781. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18781. Acesso em: 23 jun. 2025.
Recibido 2024-06-06
Aprovado 2024-11-18
Publicado 2025-02-01