A importância da Educação Ambiental para o ensino médio

Authors

  • Maria Aparecida de Sá Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Floresta, PE
  • Marcondes Albuquerque de Oliveira Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Floresta, PE
  • Ana Sélia Rodrigues Novaes Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Petrolina - PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1876

Keywords:

Educação ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade.

Abstract

Preservação, conservação, desenvolvimento sustentável, qualidade de vida, são conceitos que devem fazer parte do nosso cotidiano. Diante disto, foi realizada uma pesquisa descritiva, tendo como objetivo analisar como os professores das Escolas Públicas Estaduais de Floresta – PE vem trabalhando as questões ambientais e com qual frequência nas turmas de Ensino Médio. Foi utilizado o estudo de caso através de questionários para os alunos do Ensino Médio, professores e gestores das escolas públicas estaduais da cidade de Floresta – PE, com amostragem aleatória de 10% dos alunos; 30% dos educadores do Ensino Médio e os gestores de cada escola pesquisada. Foi constatado que as escolas pesquisadas ainda não realizam um trabalho eficiente com relação às questões ambientais.

Author Biographies

  • Maria Aparecida de Sá, Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Floresta, PE
    Mestranda do Curso de Tecnologia Ambiental do ITEP, Pedagoga lotada no Instituto Federal - Campus Floresta.
  • Marcondes Albuquerque de Oliveira, Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Floresta, PE
    Professor Doutor e orientador no curso de mestrado em Tecnologia Ambiental - ITEP
  • Ana Sélia Rodrigues Novaes, Instituto Federal de Tecnologia de Pernambuco, Petrolina - PE
    Mestre em Tecnologia Ambiental, professora de Geografia no Campus Zona Rural - Petrolina - PE

Published

2015-09-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SÁ, Maria Aparecida de; OLIVEIRA, Marcondes Albuquerque de; NOVAES, Ana Sélia Rodrigues. A importância da Educação Ambiental para o ensino médio. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 60–68, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1876. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1876. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2014-01-25
Accepted 2015-09-02
Published 2015-09-19