Modelos didáticos como ferramenta na Educação Ambiental sobre pesticidas presentes na água

Autores

  • Marciana Rubira da Silva Maciel Universidade Federal de Pelotas
  • Antônio Sérgio Varela Junior Universidade Federal de Rio Grande
  • Bruna da Rosa Curcio Universidade Federal de Pelotas
  • Carine Dahl Corcini Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18703

Palavras-chave:

Educação ambiental; Diuron; desenvolvimento Zebrafish; Modelo didático, Impacto pesticida.

Resumo

Este estudo utilizou métodos didáticos para a Educação Ambiental, focando nos efeitos do herbicida Diuron na água no crescimento embrionário do peixe zebrafish. Modelos tridimensionais ilustraram a evolução dos peixes, evidenciando problemas causados pelo Diuron. Durante as aulas práticas, os estudantes tiveram contato com os modelos, o que os auxiliou a compreender os conceitos teóricos. Os feedbacks positivos dos educadores indicaram que os modelos permitiram uma conexão eficaz entre teoria e prática. Atividades complementares, como os guias didáticos, complementaram o aprendizado. As aulas-piloto incentivaram a curiosidade e o envolvimento dos alunos, o que contribuiu para uma compreensão crítica dos impactos ambientais dos pesticidas.

Biografia do Autor

  • Marciana Rubira da Silva Maciel, Universidade Federal de Pelotas
       

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MACIEL, Marciana Rubira da Silva; VARELA JUNIOR, Antônio Sérgio; CURCIO, Bruna da Rosa; CORCINI, Carine Dahl. Modelos didáticos como ferramenta na Educação Ambiental sobre pesticidas presentes na água. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 55–63, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18703. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18703. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-27
Aprovado 2024-07-03
Publicado 2024-10-01