Emergência das questões ambientais na virada epistemológica: reflexões e tessituras sobre o sujeito da modernidade

Autores

  • Frederico Castro Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Idelvon da Silva Poubel Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1869

Palavras-chave:

Epistemologia, Educação Ambiental, Dinâmicas sociais

Resumo

Vários campos do conhecimento durante muito tempo se ativeram às discussões focadas no plano das relações sociais, às lutas de classe, às conseqüências oriundas do capitalismo e da industrialização em detrimento às questões ambientais, ou seja, sem considerar o ambiente nos quais essas relações eram e são tecidas. Dessa forma podemos refletir e pensar nas várias discussões acerca de como veio sendo construída e constituída as noções de “ambiental”, “ecologia”, e preocupações com o meio ambiente advindos dessa inquietação que se perpassa na atualidade – o “aquecimento global”, temática essa que se agiganta cada vez mais em todos os setores da sociedade. As considerações dos intelectuais contemporâneos têm se refletido sobre as relações sociedade e natureza na modernidade tardia e nas caracterizações de cientistas políticos e sociais sobre a evolução das políticas ambientais e suas conseqüências nos países industrializados e no Brasil. Sendo assim, a intenção deste estudo é discutir a estreita relação entre as questões ambientais e a sociedade, elencando questionamentos que possam suscitar temáticas alusivas à Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Frederico Castro Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES

Educação e Geografia

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Publicado

30-03-2015

Como Citar

Carvalho, F. C., & Poubel, I. da S. (2015). Emergência das questões ambientais na virada epistemológica: reflexões e tessituras sobre o sujeito da modernidade. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 84–93. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1869

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-01-18
Aceito: 2015-01-20
Publicado: 2015-03-30