A interface entre Educação Ambiental e geoeducação no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul

Autores

  • Vanessa Espindula da Rosa E.E.E.F. Martimiano Ferreira Alves - Mampituba/RS
  • Rosmarie Reinehr Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Aloisio Ruscheinsky Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18660

Palavras-chave:

Geoparques. Geoeducação. Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo é resultado da dissertação intitulada “Ambientalização Curricular Docente no Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul”.O Geoparque, chancelado como Mundial pela UNESCO, abrange uma área de 2.830 km², composta por sete municípios em dois estados. A região conta com grandes Cânions, que conferem relevância geológica em nível internacional ao território. Porém, os geoparques não focam apenas na geologia, mas também na geoconservação, no geoturismo e na geoeducação. Este trabalho tem como foco a Geoeducação, que visa à difusão do conhecimento sobre a evolução da Terra e da vida na Terra por meio da educação. Essa pesquisa se propôs a identificar de que forma ocorre a aproximação da Geoeducação com a Educação Ambiental (EA), estabelecendo pontos de interface entre elas.

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Vanessa Espindula da; REINEHR, Rosmarie; RUSCHEINSKY, Aloisio. A interface entre Educação Ambiental e geoeducação no Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 234–249, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18660. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18660. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-20
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01