Educação Ambiental e sustentabilidade escolar no "Projeto Cidadania e Sustentabilidade na Escola"

Autores

  • Julimar Pereira França Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Maspolly Antônio Nobre de Oliveira Prefeitura Municipal de Areia Branca

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.18626

Palavras-chave:

Educação Ambiental Sustentabilidade Cidadania Escola

Resumo

As reais transformações na perspectiva da edificação de uma nova ética que fundamente a relação homem natureza e mitigue a crise ambiental passam por mudanças culturais e a construção de um modelo de educação para sustentabilidade. Nosso objetivo é demonstrar as contribuições do Projeto Cidadania e Sustentabilidade na Escola, para a sustentabilidade escolar no âmbito de uma instituição de ensino fundamental I, do município de Areia Branca-RN. Esse projeto de extensão propôs promover uma cultura da sustentabilidade escolar, por meio da realização de práticas sustentáveis focadas nos seguintes aspectos da dinâmica escolar: participação democrática e meio ambiente, gestão de resíduos sólidos, ampliação de espaços verdes e consumo racional de recursos. 

 

Biografia do Autor

  • Julimar Pereira França, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

    Graduado em Sociologia, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professor do IFRN

  • Maspolly Antônio Nobre de Oliveira, Prefeitura Municipal de Areia Branca

    Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFRN e orientador social da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Areia Branca

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Publicado

01-12-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FRANÇA, Julimar Pereira; OLIVEIRA, Maspolly Antônio Nobre de. Educação Ambiental e sustentabilidade escolar no "Projeto Cidadania e Sustentabilidade na Escola". Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 9, p. 187–206, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.18626. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18626. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-05-13
Aprovado 2024-09-13
Publicado 2024-12-01