O imaginário sobre a Caatinga representada nos desenhos infantis de estudantes do Nordeste do Brasil

Autores

  • Ricardo Barbosa Bitencourt Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Petrolina, PE
  • Juracy Marques Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1852

Palavras-chave:

percepção ambiental, semiárido, educação ambiental, representações sociais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as ideias sobre a Caatinga representadas em desenhos feitos por estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas da cidade de Senhor do Bonfim-BA, uma pública e outra privada. Foi solicitado às crianças que elaborassem desenhos referentes à Caatinga. Além dos desenhos, também foram coletadas descrições desses para que a interpretação lúdica não fugisse à ideia original que tiveram seus autores a respeito da Caatinga. Apresentam descrições sobre flora e fauna sem muita diversidade, dando mais destaque à primeira. Aponta para o uso de desenhos como uma ferramenta consistente para a captação das percepções de crianças e adolescentes sobre seus espaços de vida, como é o caso da Caatinga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Barbosa Bitencourt, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Petrolina, PE

Mestrando em Ecologia Humana e Gestão Sócio-ambiental pela UNEB - Campus VIII, graduado em Pedagogia e Espacialista em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade do Estado da Bahia Campus VII. Possui formação complementar em Gestão Cultural (SESI-SP/SAI-MINC) e Tutoria Presencial (UAB-UFSCar) para o Curso de Graduação em Engenharia Ambiental - EAD. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do sertão Pernambucano Campus Petrolina (IFSertão-PE) tendo atuado com as disciplinas de prática pedagógica, especificamente as ligadas à Educação e Novas Tecnologias. Tem experiência na área de gestão cultural (2002 a 2008 - Diretor de Cultura do município de Senhor do Bonfim- BA e 2008 a 2010 como Representante Territorial de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia) e é membro do GMEPEIS Sertões - Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Interculturalidade e Sociedade Sertaneja. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão sobre Tecnologia Educacional, Games e Cultura Digital.

Juracy Marques, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA

Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Sócioambiental – UNEB; Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS/UNEB); Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais – UEA; LETRANS - Laboratório de Estudos e Práticas Transdisciplinares em Saúde e Educação – UNIVASF.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Lab. De Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Sócioambiental-UNEB. Programa de Pós-graduação em Ecologia-UFRPE; Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza-UFRPE; Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local Sustentável-UPE.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

Bitencourt, R. B., Marques, J., & Moura, G. J. B. de. (2014). O imaginário sobre a Caatinga representada nos desenhos infantis de estudantes do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 254–269. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1852

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2013-10-15
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-30