O despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia

Autores

  • Nilza Carvalho da Silva Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1845

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Meio Ambiente, Conscientização Ambiental.

Resumo

Este artigo objetiva apontar como o ensino de geografia pode contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que, grande parte das problemáticas ambientais, são consequências das relações da sociedade com a natureza. Para o alcance desta temática, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica direcionada a uma visão fundamentada sobre o meio ambiente no ensino de geografia, desta forma, a pesquisa partiu do geral para o específico, logo em seguida, verificou-se também, o ensino de geografia e sua importância para o meio ambiente, para depois, serem apontadas as temáticas ambientais que podem ser trabalhadas pelo professor nas aulas de geografia. Neste sentido, a pesquisa visou uma contribuição para o ensino de geografia sem uma aplicação prática, pois, buscou-se apenas satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento, abordando em sua temática, como o ensino de geografia pode contribuir para a preservação do meio ambiente, verificando-se assim, que só conseguiremos conscientizar nossos alunos e transforma-los em cidadãos críticos e responsáveis com o mundo em que vivem, se nós professores buscarmos meios que os direcione em seu próprio espaço de ensino.

Biografia do Autor

  • Nilza Carvalho da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM
    Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Tem Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia. É professora de geografia - Tendo experiência na área de Geografia e Meio Ambiente com ênfase nos seguintes temas: Ciências Humanas, Impactos Ambientais e Meio Ambiente. Possui registro profissional CREA/AM - 17792

Downloads

Publicado

30-03-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Nilza Carvalho da. O despertar da conscientização ambiental no ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 1, p. 75–83, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1845. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1845. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2013-07-13
Aprovado 2015-03-11
Publicado 2015-03-30