Percepção dos alunos de ensino médio sobre Educação Ambiental em Tefé (AM)

Autores

  • Jomara Cavalcante de Oliveira Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
  • Aline Cristina Aparício Ramos
  • Kellen Queiroz Teixeira
  • Maria Gecineide Peres
  • Wanderson de Oliveira Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1843

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, meio ambiente, estudantes

Resumo

A educação e percepção ambiental despontam como armas na defesa do meio natural e ajuda a reaproximar o homem da natureza, garantindo um futuro com mais qualidade de vida para todos, já que desperta uma maior responsabilidade e respeito dos indivíduos em relação ao ambiente em que vivem. Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de percepção dos alunos de ensino médio (1o e 2o ano) sobre a Educação Ambiental. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário com dez perguntas. A pesquisa foi realizada com 70 alunos de uma escola com ensino médio em Tefé (AM). A partir da análise das respostas pode-se constatar que o meio ambiente é percebido pelos alunos de diferentes formas, englobando os aspectos bióticos, abióticos e sociais. Há uma grande preocupação por parte dos estudantes com a degradação ambiental que vem ocorrendo em sua cidade.

Biografia do Autor

  • Jomara Cavalcante de Oliveira, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas. Bolsista no Programa de Ecologia e Biologia de Peixes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Tem experiência na área de ecologia, atuando principalmente no seguinte tema: biologia reprodutiva de peixes.

Downloads

Publicado

26-02-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE OLIVEIRA, Jomara Cavalcante; RAMOS, Aline Cristina Aparício; TEIXEIRA, Kellen Queiroz; PERES, Maria Gecineide; CARVALHO, Wanderson de Oliveira. Percepção dos alunos de ensino médio sobre Educação Ambiental em Tefé (AM). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 8, n. 1, p. 130–138, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2013.v8.1843. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1843. Acesso em: 23 jun. 2025.
Recibido 2013-06-06
Aprovado 2013-11-02
Publicado 2014-02-26