Formação docente para a promoção da Educação Ambiental: o caso de uma escola estadual em Maceió (AL)

Autores

  • Jacqueline Praxedes Almeida Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1820

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação docente, Formação do educador ambiental.

Resumo

O trabalho aqui apresentado objetivou caracterizar a necessidade da formação inicial de professores para a prática da Educação Ambiental (EA). Para tanto, tomou-se como base a formação dos professores do Colégio Théo Brandão, situado em Maceió (AL). A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento de recolha de dados a aplicação de questionários e entrevistas, posteriormente, se compôs a triangulação dos dados para melhor averiguar o problema investigado. A pesquisa revelou, entre outros resultados, problemas vivenciados pela escola e a frágil formação e prática dos professores. Mostrou-se ainda a necessidade da formação docente e da capacitação com qualidade em EA para a efetivação de uma educação transformadora e promotora de cidadão responsável e atuante no seu mundo.

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Publicado

01-02-2014

Como Citar

Almeida, J. P. (2014). Formação docente para a promoção da Educação Ambiental: o caso de uma escola estadual em Maceió (AL). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(1), 114–129. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1820

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-09-22
Aceito: 2013-11-02
Publicado: 2014-02-01