Technologies for green revolution are precarious in public education institution

Autores

  • Aurélio Ferreira Borges Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Maria dos Anjos Cunha Silva Borges Senai, Rio Branco, RO.
  • José Luiz Pereira de Rezende Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Thais Muniz Otoni Santiago Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG
  • Suely Cunha da Silva Fundação O Boticário, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1814

Palavras-chave:

Rural Extension, Curricular Environmentalization, Society and Nature.

Resumo

ABSTRACT:The objective of the study is to characterize the greening of undergraduate courses in public education institution. The information was obtained through the evaluation of the curriculum and teaching plans of disciplines. The educational plan of the courses showed the parameters: commitment to the transformation of society and nature relations; narrowing of issues around the relationship between society and nature and the inclusion of disciplines that have concern for environmental issues. RESUMO: O objetivo do estudo é caracterizar a ambientalização curricular de cursos de graduação de instituição de ensino pública. As informações foram obtidas por meio da avaliação da grade curricular e dos planos de ensino das disciplinas. O plano pedagógico dos cursos apresentou os parâmetros: compromisso para a transformação das relações sociedade e natureza; estreitamento das questões ligadas à relação entre sociedade e natureza e a inserção de disciplinas que apresentam preocupação com questões ambientais. Palavras-chave: Extensão Rural; Ambientalização do Currículo; Sociedade e Natureza.

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Biografia do Autor

Aurélio Ferreira Borges, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Sou bolsista de Pós-doutorado Júnior pelo CNPq. Sou Técnico em Agropecuária, profissão obtida no IF Goiano (Rio Verde). Graduei-me em Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas na UFRRJ (1992). Concluí Mestrado em Zootecnia na UFV (2001) e Doutorado em Engenharia Florestal na UFLA (2011). Sou Pós Doutorando em Ciências Florestais na UFLA. Sou professor pelo IFMG/IFRO desde 1992. Atuo em: Bioclimatologia para Aves e Suínos, Nutrição de Aves, Peixes de Água Doce e Suínos, Educação, Gestão e Legislação Ambiental e Análise de Investimento e de Projetos em Ciências Florestais.

Maria dos Anjos Cunha Silva Borges, Senai, Rio Branco, RO.

Tenho mestrado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Possuo pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional, com Ênfase em Orientação e Supervisão, pela FCE e Tecnologia Darwin-DF, 460h. Possuo Licenciatura Plena em Letras pela FAEC de Colorado do Oeste-RO (2007), nas línguas Inglesa e portuguesa e Literatura. Tenho experiência em Administração, ênfase em marketing, nas áreas: cliente, empresa, organizações, publicidade e planejamento. Sou professora pelo Senai-RO.

José Luiz Pereira de Rezende, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Possuo graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1970), Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1974), Doutorado em Economia Florestal obtido na University of Toronto (1982). Tenho Pós-Doutorado, obtido em Tsukuka, no Japão (1984). Atualmente sou pesquisador visitante da Universidade Federal de Lavras. Possuo experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia Florestal. Atuo principalmente nos seguintes temas: análise econômica, economia florestal, setor florestal, reflorestamento, legislação ambiental e gestão ambiental.

Thais Muniz Otoni Santiago, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Possuo Mestrado em Engenharia Florestal pela UFLA. Sou Doutoranda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (2009). Tenho experiência em processos de licenciamento ambiental, ecologia e recursos hídricos. Atualmente atuo na linha de pesquisa em Política e Legislação Florestal.

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Publicado

30-03-2015

Como Citar

Borges, A. F., Borges, M. dos A. C. S., Rezende, J. L. P. de, Santiago, T. M. O., & Silva, S. C. da. (2015). Technologies for green revolution are precarious in public education institution. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(1), 12–19. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1814

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-09-08
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2015-03-30

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