A Educação Ambiental no ensino: investigando as abordagens, percepções e desafios na realidade de uma escola pública em Rio Grande (RS)

Authors

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Caroline de Azevedo Gibbon Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1813

Keywords:

Educação Ambiental, Educadores, Educandos, Ensino.

Abstract

RESUMO: A Educação Ambiental (EA) se destaca por sua importância no ensino e por suas implicações na formação de educandos conscientes. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são compreender como a EA é abordada no ensino; perceber se são tecidas relações entre a EA, a realidade dos educandos e os conteúdos escolares; e entender como a EA pode servir como aspecto desencadeador para uma tomada de consciência. O estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo realizada com educadores e educandos de uma escola em Rio Grande - RS. Os resultados expressam as concepções de meio ambiente dos sujeitos da pesquisa, a opinião dos educandos em relação ao estudo de temas relacionados ao meio ambiente e o reconhecimento dos educadores quanto à relevância da EA. Palavras-chave: Educação Ambiental; Educadores; Educandos; Ensino. ABSTRACT: Environmental Education (EE) is distinguished by its importance in education and its implications in the formation of conscious learners. Therefore, the objectives of this work are to understand how the EE is addressed in education, see if are established relations between the EE, the reality of the students, and school subjects, and also understand how EE can serve as a trigger point for being aware. The study was developed through literature review and field research with educators and students at a school in Rio Grande - RS. The results express the conceptions of the environment of the research subjects, students' opinions about the study of issues related to environment and recognition of teachers as to the relevance of EE. Key words: Environmental Education, Educators, Learners, Teaching.

Author Biography

  • Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    Doutor em Educação, Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA)e Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Linha de pesquisa: Fundamentos da Educação Ambiental e integrante do Grupo de Pesquisa Política Natureza e Cidade, CNPQ.

    Mais informações: Currículo Lattes

Published

2014-12-29

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

PEREIRA, Vilmar Alves; GIBBON, Caroline de Azevedo. A Educação Ambiental no ensino: investigando as abordagens, percepções e desafios na realidade de uma escola pública em Rio Grande (RS). Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 376–394, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1813. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1813. Acesso em: 13 dec. 2025.
Received 2012-08-17
Accepted 2014-10-08
Published 2014-12-29