Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental

Autores

  • Mariana Cristina Cunha Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1807

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Trilhas ecológicas e/ou interpretativas, Sensibilização Ambiental, Conservação e Preservação Ambiental

Resumo

A prática da Educação Ambiental (EA) tem se valorizado cada vez mais, pois auxilia, por exemplo, na construção de valores éticos. O objetivo básico da EA é a sensibilização ambiental para que as pessoas adquiram uma visão crítica e integrada do meio ambiente e das questões ambientais, buscando uma transformação na relação homem-ambiente. Neste sentido, as trilhas ecológicas e/ou interpretativas são adotadas em alguns casos como metodologias elementares no processo de EA e de sensibilização ambiental, pois através do contato das pessoas com o ambiente natural, infere-se que há um despertar para reflexões sobre o meio ambiente e sobre a real dimensão de seus problemas. Logo, este artigo aborda de que forma a EA conjuntamente as trilhas ecológicas e/ou interpretativas se constitui em uma metodologia eficiente e de qualidade quando se trata de educar ambientalmente, influenciando para que as pessoas adquiram uma postura ética e inovadora, sendo sujeitos da conservação e preservação ambiental.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Souza, M. C. C. (2014). Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 239–253. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1807

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-06-21
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-30